Marketing Digital

Você que é Nutricionista, entende como o marketing de conteúdo pode lhe auxiliar? E sabia que 82% dos negócios que fazem postagens diariamente em blog, conseguem novos clientes por esse canal? Essa estratégia é capaz de ajudá-lo a atrair mais clientes para o seu consultório.

No post de hoje, mostraremos o que é marketing de conteúdo, como funciona e quais são os principais benefícios para seu consultório. Profissionais da área da saúde também podem aproveitar essa estratégia para aumentar o faturamento. Quer saber como?

Boa leitura!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de se comunicar e engajar-se com seu público-alvo a fim de proporcionar crescimento na rede de clientes e interessados, a partir de publicações úteis, relevantes e interessantes, fazendo com que as pessoas vejam a sua marca de maneira positiva e façam mais negócios.

Como funciona?

Para que essa estratégia seja útil aos nutricionistas, ela deve ser realizada em três etapas: planejamento, execução e mensuração.

Planejamento

Antes de criar conteúdo para seu público, é necessário se planejar. Algumas questões importantes são:

  • estabelecer os objetivos da clínica ou consultório;
  • saber qual será o investimento inicial empregado;
  • descobrir quais são os maiores interesses, dificuldades e medos do seu público;
  • definir como, quando e com quais métricas o sucesso do marketing de conteúdo será mensurado.

Execução

Após o planejamento, é hora de colocar a mão na massa. Agora, você deve fazer tudo quanto foi decidido anteriormente, criando materiais relevantes e úteis para as pessoas nos canais definidos.

Algumas ações importantes são:

  • criação dos canais e redes sociais;
  • definição de um calendário de publicações;
  • planejamento e desenvolvimento de conteúdos relevantes.

Mensuração

Há algumas formas que seu consultório podem utilizar para se certificar de que as estratégias estão melhorando os números e ajudando você a obter resultados satisfatórios. É necessário procurar por métricas que possam ser verificadas com frequência e mostrem a real condição da sua estratégia.

Você, como um nutricionista, também utiliza indicadores. Quando um cliente com sobrepeso tem o objetivo de perder medidas, você não focará, em um primeiro momento, em quantos dias na semana ele faz uma caminhada, mas em quanto falta para ele chegar às metas traçadas. Da mesma forma, há métricas que não contribuem para o real entendimento da situação de suas ações on-line.

Quais são os principais benefícios?

Há vários benefícios para os nutricionistas utilizarem o marketing de conteúdo. Veja como ele é útil para atrair mais clientes.

Aumentar a autoridade dos profissionais

Uma das principais vantagens em utilizar marketing de conteúdo é conseguir autoridade frente aos seus visitantes. Para os nutricionistas, isso é ainda mais necessário, visto que há muitas pessoas desejando informações sobre a segurança de receitas de emagrecimento, além de quererem saber como levar uma vida mais saudável.

Porém, poucos profissionais desejam apenas serem reconhecidos na internet. O marketing de conteúdo deve ir além do conhecimento pessoal ou da marca, é necessário que ele aumente os clientes e leve o consultório ou clínica a um maior faturamento.

Sendo assim, a autoridade é um ponto importante quando um internauta busca por nutricionistas. Com a internet, ele pode buscar diversas informações e escolher os profissionais que pareçam ser mais bem preparados.

Melhorar a forma com que a marca é vista

Há diversas questões subjetivas que ajudam um cliente a definir com qual profissional ele fará suas consultas ou tratamentos. Quando seu consultório ou clínica cria publicações gratuitas, interessantes e úteis para ele, isso gerará uma série de sensações ligadas à confiança nos profissionais.

foguete vetor

Quais estratégias podem ser utilizadas?

Com o marketing de conteúdo, você pode utilizar muitas estratégias para criar e divulgar seus conteúdos, como:

  • blog;
  • vídeos;
  • SEO (otimização para os mecanismos de busca);
  • links patrocinados (divulgação de materiais em forma de anúncio pago em ferramentas como Facebook Ads e Google AdWords);
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • e-books.

Utilizar estratégias de marketing de conteúdo para nutricionistas é uma ótima forma de você atrair mais clientes para seu consultório ou clínica. Dessa forma, você terá um melhor relacionamento com eles, facilitando a atração e fidelização de novos clientes.

Uma ótima ferramenta, para isso, está nas redes sociais. Então, confira agora mesmo nosso artigo e aprenda 5 dicas para divulgar seu consultório no Facebook. Esperamos por você!