Já pensou em melhorar a gestão e a comunicação de sua clínica? Que tal, então, começar pela identidade visual? Afinal, ela é a primeira impressão que uma pessoa tem ao conhecer o consultório ou clínica.
Apesar de nem sempre ser tratada com a importância que merece, a identidade visual pode ser uma das responsáveis por melhorar os resultados de qualquer negócio, inclusive de uma clínica.
Continue a leitura deste post e confira os principais motivos para investir na identidade visual do seu consultório!
1. A percepção dos clientes muda
A identidade visual mexe com a percepção das pessoas em relação a todos os serviços que são oferecidos no consultório. Isso porque a marca pode despertar diferentes sensações nas pessoas, como segurança e conforto ou, do lado negativo, agitação e ansiedade.
Além disso, a identidade visual pode contribuir para uma melhora na sensação de profissionalismo. Ou seja, investindo na identidade visual os clientes vão ter a percepção de que seu consultório oferece serviços de boa qualidade.
2. É possível se conectar com o público
Pelo fato de ficar facilmente fixada na cabeça das pessoas, a identidade visual cria uma conexão direta entre o consultório e os clientes. É ela também que faz com que sua clínica seja identificada e conhecida em meio a tantas outras.
Por isso, uma identidade visual bem planejada, consistente e que represente os valores do seu consultório faz com que o público estabeleça um vínculo e uma conexão com ele.
3. A psicologia das cores influencia na identidade visual
Na hora de pensar a identidade visual de seu consultório, não se esqueça de levar em consideração as cores que serão utilizadas. Elas são tão importantes que existe até a chamada psicologia das cores — isso porque cada cor é capaz de despertar um sentimento diferente no cliente.
Por isso, na hora de escolher as cores da sua identidade visual tenha em mente que tipo de sensação você deseja transmitir. O branco, por exemplo, remete à pureza, enquanto o azul remete à calma, confiança e segurança. Já o roxo simboliza nobreza, sabedoria e espiritualidade, e o vermelho (cuidado) não é recomendado para a área da saúde por remeter à sangue.
4. A identidade visual é única
Como o próprio nome já sugere, a identidade visual é única. É o que identifica seu consultório ou clínica e pode ser explorada também na decoração, nos cartões de visita e em outros materiais de comunicação. Ela pode ser comparada à impressão digital, pois é o que diferencia uma marca de outra.
Em um mercado cada vez mais competitivo, proprietários e coordenadores de consultórios sempre estão em busca de torná-los diferentes em relação aos outros. Que tal, então, começar por uma identidade visual consistente e eficiente?
5. Uma identidade visual ruim pode causar má impressão
Por mais que seu atendimento seja excelente e se destaque entre a concorrência, uma identidade visual ruim e não planejada pode causar má impressão e afastar os clientes. Isso acontece porque as pessoas costumam não depositar muita confiança em marcas que consideram de mau gosto, por exemplo.
Por isso, contratar uma empresa que seja especializada em desenvolvimento de marcas para a área da saúde é fundamental para o bom desempenho da sua identidade visual. Os designers e demais profissionais de comunicação vão saber ouvir o que você espera da marca e aliar isso a conhecimentos técnicos na hora da construção da identidade.
Se você deseja construir ou reformular a identidade visual de seu consultório, entre em contato conosco!