Com o avanço na área de saúde, cada vez mais será exigido dos líderes, conhecimentos além dos adquiridos nas universidades. A complexidade de uma gestão neste sentido, demandará que eles possuam habilidades e técnicas sempre mais avançadas e atualizadas em diversos campos. Conheça agora quais os segredos para uma gestão de sucesso na área de saúde em 5 competências essenciais.
5 competências para uma gestão de sucesso na área de saúde
Conheça algumas competências importantes que os gestores devem ter para lidar com a complexidade e os avanços na área da saúde:
1) Ter visão estratégica e habilidades analíticas
É importante para isto, saber de tudo um pouco, compreendendo sobre o tempo atual em que se vive e ter um pensamento analítico, para poder entender cada situação. É importante ser contemporâneo.
2) Ter capacidade de gerenciar e inspirar pessoas
É importante saber como motivar as pessoas que trabalham com você. Alguns passos importantes, são:
- Ouvir mais e exigir menos, permitir mais liberdade de expressão;
- Dar mais tempo ao subordinado para que possa crescer, sempre partilhe suas opiniões;
- Motive-se e motive os outros, percebendo, respeitando e considerando as necessidades de cada colaborador individualmente;
- Permitir que os colaboradores trabalhem com liberdade e que possam se responsabilizar pelos seus atos, dando o máximo que eles possam e gerenciando seus próprios comportamentos;
- Delegar e partilhar as responsabilidades sempre que possível com os colaboradores, permitindo que eles possam sugerir e dar sua opinião;
- Dê-lhes tarefas que possam desenvolver ao máximo suas habilidades. Atribua tarefas, responsabilidades e autoridades, buscando assim desenvolver aquilo em que são bons em fazer;
- Dê o exemplo, por pensar sobre o negócio envolvido, use a criatividade, crie ao invés de copiar algo, evitar os modismos.
3) Ter criatividade na comunicação
Isto é importante em alguns momentos, pois alguns problemas só poderão ser solucionados desta maneira. É o que quer dizer quando as pessoas lhe dizem para pensar “fora da caixa” e também é importante saber como comunicar isto corretamente.
4) Gerenciar pessoas
É um dos pontos mais importantes e o mais desafiador, visto que as pessoas cada vez ouvem menos, pois acreditam que sabem mais. É importante engajar mais do que se comprometer.
5) Ter conhecimento técnico administrativo
É importante, como falamos no começo, ter conhecimentos globais de cada coisa, como finanças, saúde, tecnologia da informação, comunicação, gestão e ferramentas.
As competências tecnológicas estão se tornando cada vez mais importantes para os gestores que trabalham nos cuidados de saúde. A maioria dos hospitais, clínicas, consultórios e instalações de saúde usam registros de saúde eletrônicos, juntamente com codificação especializada e softwares de faturamento.
Programas móveis de saúde também estão em ascensão. À medida que a tecnologia avança, os gestores de saúde precisarão acompanhar as últimas iniciativas.
Ter uma gestão de sucesso na área de saúde é complexo e traz grandes desafios, bem como exige grandes habilidades, não só as aprendidas nos bancos da faculdade, mas também os conhecimentos que estão sempre em mudança, como os tecnológicos e de gestão de pessoas.
Uma boa forma de obter estes conhecimentos é através de cursos, pós-graduação ou MBA em saúde. Poderá ajudar bastante ao se organizar de forma bem sucedida.
Quer receber mais conteúdos como este? Então curta nossa página no Facebook!