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Você já olhou para uma marca ou uma pessoa de muito sucesso – uma celebridade, por exemplo, ou, uma grande empresa – e se perguntou, “Como eles conseguem?“

A Apple é uma dessas marcas. Quase tudo o que lançam faz sucesso. A empresa teve um crescimento de receita quase sem comparação entre 2004 e 2014 — de $8 bilhões para $180 bilhões. Isso é impressionante.

Mas o sucesso da Apple não quer dizer apenas ganhar muito dinheiro, ou vender muitos produtos. Quantas empresas realmente mudaram as regras do jogo em seus nichos da forma como a Apple tem feito?

Além disso, a estratégia de marketing da Apple fez isso repetidas vezes, apesar do que os seus críticos têm a dizer. O iPod, o iPhone, o iPad… todos esses produtos praticamente revolucionaram os seus respectivos “espaços“ de mercado.

A Apple cria clientes evangelistas que esperam na fila por horas a fio somente para comprar a primeira edição de qualquer um de seus produtos no minuto em que são lançados.

A Apple faz tudo isso tão bem que há sites inteiros dedicados completamente aos produtos da Apple e sua estratégia de marketing. Até mesmo publicações jornalísticas de alto nível como o The Atlantic escrevem incansavelmente sobre a empresa, dissecando o que ela faz e como consegue.

A Apple vai além do rótulo de “marca de computadores“ — eles criam produtos que seus clientes acreditam que tornem a vida melhor, mais fácil, mais divertida e mais legal.

Como é que eles conseguem?

Bem, design e utilidade são apenas duas razões por trás do sucesso da empresa.

Mas, o mais importante para você e para mim, o segredo da Apple para transformar compradores casuais em embaixadores da marca pode ser aplicado a praticamente qualquer negócio, em qualquer nicho ou indústria.

Neste artigo, vou revelar sete pilares da mundialmente famosa estratégia de marketing da Apple que você poderá adaptar ao seu próprio negócio.

1. Repense Sua Necessidade de Publicidade
2. Evite Disputas Baseadas em Preço Enfatizando Sua Proposta Única de Valor
3. Mantenha Seu Marketing e Seus Produtos Simples
4. Conheça Seu Público-Alvo e Fale com Ele Usando Uma Linguagem Familiar
5. Planeje Uma Melhor Experiência do Usuário
6. Mire Nas Emoções do Seu Público-Alvo
7. Construa uma Comunidade de Usuários ou Clientes

Conclusão

Uma das formas mais rápidas de se atingir um a meta é seguir o exemplo de outros que já atingiram a mesma meta e foram bem-sucedidos.

A Apple é um exemplo para qualquer marca moderna e inteligente que deseja criar uma base de clientes defensores da marca e que também sejam super fiéis, recomendando a seus amigos e familiares.

A ideia não é copiar a Apple. Mas sim, ter uma noção de como a Apple – ou qualquer outra empresa de sucesso – obtém sucesso, e então encontrar formas criativas para se fazer o mesmo no seu negócio, sempre se mantendo consistente com a sua marca.

Você também pode aprender muito com a concorrência. Uma análise competitiva pode lhe dizer o que eles estão fazendo certo e o que você pode aprender e aplicar em seu próprio marketing.

Quais as outras lições você pode tirar das estratégias de marketing da Apple?

By Neil Patel