Marketing Digital

Profissionais que trabalham na área de odontologia podem aproveitar as possibilidades do marketing digital para fortalecer a visibilidade do seu negócio e conquistar mais clientes. Basta implementar as estratégias adequadas para esse segmento e seus objetivos.

De que maneira você está buscando intensificar a exposição do seu consultório odontológico? A internet oferece oportunidades valiosas para atingir o público que você deseja, então comece o quanto antes para evitar que os seus concorrentes tomem o seu lugar.

Meios como redes sociais, e-mail marketing, blogs, entre outros, são ótimas maneiras de solidificar a autoridade do seu consultório e chegar mais perto do sucesso. Vamos começar?

Confira quatro dicas incríveis de marketing digital para dentistas:

1. Conheça bem o seu público e defina sua persona

Entender bem o que pensam os seus potenciais clientes é o caminho para desenvolver estratégias vencedoras de marketing digital para dentistas. Procure saber quais são as necessidades e desejos deles, que tipo de conteúdo buscam na internet e o que valorizam em um bom consultório odontológico.

Nesse sentido, é muito importante saber o que é persona e quais são as diferenças para o público-alvo. Em resumo, a persona é um perfil semi-fictício de um cliente ideal, descrevendo suas necessidades e desejos, além da ocupação e outros dados relevantes. Isso personificará a pessoa para quem você falará.

Para se chegar à persona, é preciso fazer pesquisas, entrevistas com clientes, enquetes etc. Isso guiará suas ações de marketing, uma vez que você saberá quando, onde e como falar com quem tem mais interesse no que está sendo dito.

Todas essas informações serão valiosas para você elaborar um planejamento focado nesse público. Sem isso, você arrisca a comunicar-se de maneira incorreta e não gera os resultados esperados.

2. Publique conteúdo relevante

As redes sociais, posts no blog do seu site e o envio de e-mail marketing são instrumentos bastante poderosos para uma estratégia de marketing digital. Leve em consideração as informações do passo anterior para entender bem que tipo de material você deve desenvolver e captar a atenção do seu público.

Evite criar um conteúdo completamente publicitário. Entregue valor e relevância com suas publicações ao adotar pautas que são do interesse de seus potenciais clientes. Todo conteúdo deve ser consistente, coerente, gerar uma conexão e ter um tom menos informal.

2.1. Redes sociais

A partir do conhecimento da sua persona, você saberá quais são as redes sociais que ela mais frequenta e em qual horário. Pode ser no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outras. Cada uma requer um planejamento e um formato de postagem diferentes.

Então, publique posts relevantes, próprios ou não, que tenham semelhança com a sua área. Dicas, novidades e enquetes, por exemplo, podem fazer o público se engajar e acompanhar sua página de perto.

2.2. Blog posts

Essa é uma das melhores e mais eficazes ferramentas de conteúdo. Por meio dela, você poderá informar e educar seu público sobre diversos temas com os quais você lida e que podem interessá-los.

Entregue conteúdo de valor, seguindo a persona e o estágio da jornada de compras em que ela está. Faça postagens com regularidade que respondam as dúvidas e resolva os anseios dos possíveis clientes.

2.3 E-mail marketing

Esse meio é muito importante para estreitar os laços, tanto com quem ainda não é seu cliente, como com quem já é. Envie e-mails relevantes, com promoções, informativos, conteúdos e, inclusive, parabenizando por datas importantes.

Isso torna o relacionamento com o possível cliente mais próximo, já que é uma das formas mais usadas de comunicação. Afinal, nem todo mundo tem um facebook, por exemplo, mas a maioria tem, pelo menos, uma conta de e-mail.

[EBOOK GRATUITO] Manual do Marketing Digital para consultórios e clínicas

3. Contexto

Se faltarem ideias para desenvolver suas pautas, contextualize! O contexto é um conceito-chave que acaba sendo esquecido. Fique antenado nos assuntos do momento para adaptá-los ao seu conteúdo de forma que gere uma conexão com o público.

Leia blogs de concorrentes, sites de pesquisa, de notícias relacionadas à sua área etc., esses são bons assuntos para serem contextualizados.

Além disso, você pode acompanhar o que os seus seguidores e clientes estão lendo e curtindo, isso trará uma boa noção do que falar. O importante é ser relevante e entregar algum valor para o cliente, mesmo que seja um assunto mais descontraído.

Para auxiliar, você pode antecipar o conteúdo que será publicado na sua estratégia para não se perder. Então, crie um calendário com todos os dias do mês ou do trimestre e planeje o que integrará a programação de cada data.

4. Acompanhe os seus resultados

Para ter certeza de que as suas iniciativas de marketing digital trouxeram o retorno esperado, você precisa analisar os números. Use plataformas como o Google Analytics e o OpSocial para obter dados de performance do seu site e das redes sociais.

Fique de olho nos números que realmente conseguem traduzir o quanto o seu consultório odontológico está perto dos seus objetivos em sua atuação na internet. Assim, você pode acompanhar a sua própria evolução ao longo do tempo.

O Google Analytics pode te dar toda a análise de quantas pessoas frequentam seu site, quais épocas recebem mais visitas, se suas ações estão gerando retorno em fluxo para seu site, entre muitos outros dados. Ele talvez pareça complicado no começo, mas com um certo tempo de aprendizado, a ferramenta se tonará uma grande aliada.

Apesar de a maioria das redes sociais possuírem ferramentas de monitoramento, que são bem completas, você pode contar com outros serviços de análise. O Opsocial pode monitorar, analisar o engajamento, como curtidas e compartilhamentos, e você pode fazer a gestão dentro do programa. Esse é um recurso mais preciso e poderoso, que pode ser útil para um investimento mais completo.

Ao seguir esses passos, você conseguirá implementar uma excelente campanha de marketing digital para dentistas. É possível aumentar substancialmente a exposição de um consultório e atrair mais clientes com a abordagem adequada. Nunca deixe que a sua estratégia fique estagnada: mantenha-a sempre em renovação.

Contudo, se você não tem tempo ou confiança para aplicar essas ações, acompanhá-las de perto e melhorar, é possível contar com a ajuda de uma agência especializada.

Elas possuem uma equipe com mentalidade voltada para essas ações de marketing digital e podem garantir que seu investimento será bem aplicado e que o retorno seja positivo, trazendo muitos benefícios para seu consultório.

Se você achou essas informações úteis, assine nossa newsletter e receba mais dicas direto no seu e-mail!