Gestão

É comum que médicos e outros profissionais da área da saúde tenham dificuldade para contratar o profissional certo para sua clínica ou consultório. Isso acontece principalmente pelo fato de os proprietários desse tipo de estabelecimento não terem muitos conhecimentos na área de recursos humanos.

Para que você consiga contratar bons profissionais para a sua clínica ou consultório, nós elencamos, neste texto, 5 dicas que certamente irão ajudá-lo. Continua a leitura e confira!

1. Divulgue a vaga corretamente

O primeiro passo para conseguir contratar um bom profissional é saber como divulgar a vaga. O anúncio pode ser feito tanto em mídias tradicionais (emissoras de rádio locais e classificados de jornais), como nas mídias digitais (grupos de emprego no Facebook e no LinkedIn ou em sites específicos).

O que realmente importa não é o meio e sim a forma como a vaga é divulgada. É recomendado que o anúncio seja bem completo, contendo a formação e demais exigências que o candidato deve cumprir para concorrer ao cargo. Isso evita que uma pessoa despreparada ou que não cumpra algum requisito envie currículo, o que dificultaria o processo seletivo.

2. Faça um processo seletivo breve e eficiente

Um processo seletivo muito longo ou com muitas etapas não é considerado o ideal pelos profissionais de RH. Isso se deve ao fato de o processo se tornar cansativo, podendo fazer com que um bom candidato desista antes da contratação ser efetivada.

Além disso, nesse meio tempo, o candidato pode receber alguma proposta de outra empresa e você perderá uma pessoa qualificada no seu quadro de colaboradores. O ideal é que o processo seletivo tenha no máximo três etapas, que podem ser compostas por uma entrevista, uma avaliação psicológica e um teste prático.

3. Exponha a cultura da clínica ou consultório para os candidatos

Independentemente do nível hierárquico do cargo que deverá ser preenchido, você deve apresentar os valores e princípios que a clínica ou consultório segue logo no primeiro encontro com o candidato.

Ter a clareza sobre a cultura da clínica ou consultório é importante, pois assim o candidato poderá refletir sobre isso e comparar os valores da empresa com os seus valores pessoais.

4. Analise as competências e referências do candidato

No decorrer da entrevista de emprego, é fundamental que você questione as competências do candidato, bem como as suas referências de empregos anteriores.

Uma ideia interessante é entrar em contato com antigos empregadores para solicitar informações sobre o candidato. Além disso, você também pode solicitar que sejam enviadas cartas de referência.

5. Ofereça um plano de carreira ao candidato

Para que o candidato saiba que a sua clínica ou consultório é uma empresa séria e comprometida com os seus colaboradores, você pode apresentar a ele um plano de carreira dentro da organização. Isso fará com que o candidato tenha um maior apreço pela empresa e consequentemente se empenhará mais nas suas atividades, caso venha a ser contratado.

Seguindo essas orientações, contratar o profissional certo para a sua clínica ou consultório se tornará uma atividade bem mais prática do que parece em um primeiro momento. Gostou das dicas? Quer saber de mais novidades interessantes como essa? Então, curta nossa página no Facebook e no Instagram.