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Vingadores: Guerra Infinita estreou no último mês nos cinemas do Brasil, e o que se viu foi uma enxurrada de espectadores para as salas de todo o país.

Mas não pense que foi à toa que o final de semana de estreia do filme bateu recordes por todo o mundo (incluindo o Brasil, onde foram arrecadados mais de 19 milhões de dólares). Além de um perfeito trabalho de marketing feito pelo estúdio ao longo dos anos (sim, anos!), a Marvel e a Disney possuem um currículo impecável sobre a arte do Storytelling.

Mas, afinal, o que é Storytelling?

Storytelling é uma ferramenta de marketing que, infelizmente, não é tão utilizada quanto deveria. Porém, a força dessa ferramenta é imensa, já que seu objetivo é fazer com que seu público se identifique com a história contada.

O Storytelling consiste em contar uma história para seu público. Dessa forma, ele se sente mais próximo de sua marca, produto ou serviço ao se identificar com dores e situações que façam parte da narrativa contada.

Podemos dizer que essa ferramenta tem por objetivo cativar seu público, persuadindo-o de maneira indireta ao fazê-lo sentir-se como parte da história. Porém, para que isso aconteça da maneira mais assertiva possível, é necessário que sua persona esteja muito bem alinhada com a realidade de sua clínica. Afinal, será sua persona quem irá nortear não somente sua campanha de Storytelling, mas também qualquer outra campanha de Marketing Digital que você porventura faça.

Como funciona o Storytelling

Para que o Storytelling seja, realmente, um Storytelling, é preciso que você

  • conte uma história (com início, meio e fim) que
  • envolva personagens (fictícios ou não) e que
  • tenha diálogos reais e um
  • conflito a ser resolvido (e que deve, necessariamente, ser resolvido até o fim da narrativa).

Ao unir todas essas ferramentas, você terá um Storytelling em suas mãos!

Você pode estar se perguntando: “espere aí, história, personagens, diálogos, conflitos… Isso é uma história comum, como qualquer outra!”.

E você está certíssimo!

O Storytelling tem como base a narrativa mas, para que seja um Storytelling como ferramenta de marketing, é necessário que você insira na narrativa elementos que evoquem seus produtos, serviços, marca, consultório ou especialidade (principalmente como resolução de conflitos) e também – mais importante ainda! – que a narrativa seja inserida no mundo da sua persona.

Isso quer dizer que essa narrativa deverá ter conflitos, diálogos e história que possam ser sentidas “na pele” pelo seu público ideal. Ele deve se sentir emocionalmente atingido por essa história.

E é aí que entram os grandes mestres do Storytelling: a Disney e a Marvel!

Disney e Storytelling: uma união incrível e duradoura

Não há ninguém nesse mundo que já não tenha assistido a alguma obra da Disney. Seja filme, desenho, seriado, não importa, todos nós já fomos, de alguma maneira, impactados por alguma de suas obras.

Porém, não basta ter assistido a algum de seus materiais sem ter lembrança, sem ter sentido algum tipo de apelo emocional durante a sessão. E essa é que é a principal ferramenta da Disney. Ela nos faz sofrer, chorar, sorrir e comemorar com seus protagonistas. E isso não é mero acaso. Por trás de cada obra há um estudo muito aprofundado de tendências de mercado e de comportamento do consumidor.

Pixar, uma fábrica de Storytelling

Quem nunca se emocionou com o menino Kevin, em Up! Altas aventuras? Ou mesmo com as grandes aventuras de Woody e seu fiel companheiro Buzz, de Toy Story?

Não há trabalho na Pixar que não seja baseado em práticas de Storytelling – e essa é a principal razão de qualquer de suas obras ser tão bem vista aos olhos de público e de crítica.

E não é pra menos! Podemos perceber isso em seus números de prêmios:

  • 19 Oscars
  • 8 Globos de Ouro
  • 11 Grammy Awards
  • Além de diversas outras premiações conquistadas!

Para te situar um pouco sobre essa empresa, a Pixar (Pixar Animation Studios) é um estúdio de animação que, após anos tendo com sua principal atividade o fornecimento de hardware e software para animação, fechou um contrato com a Disney para a produção de Toy Story. A Disney, por fim, adquiriu a empresa em 2006, tornando Steve Jobs seu principal acionista individual e o resto, como dizem, é lenda.

O Storytelling sempre esteve bastante enraizado em todas as produções feitas pela Pixar desde então, tanto que a Emma Coats, então Artista de Histórias da Pixar, publicou, em sua conta no Twitter, as 22 regras de Storytelling da Pixar:

  • Você admira um personagem mais pelas suas tentativas do que pelos seus acertos
  • Você deve ter em mente o que é interessante para você como público, e não como escritor. São duas coisas que podem ser muito diferentes.
  • O tema é muito importante, mas você não vai saber como é sua história até que a tenha finalizado. Agora reescreva.
  • […]
  • Em que seu personagem é bom ou está confortável? Desafie-o e descubra como ele lida com isso.
  • […]
  • Descarte a primeira coisa que vier à sua mente. E também a segunda, terceira, quarta, quinta… Tire o óbvio da sua frente, surpreenda-se!

(Para conferir todas as 22 regras, você pode acessar o texto na íntegra aqui.)

Essas são ótimas dicas a se seguir, e uma boa maneira de começar a colocar essas ideias em prática é começando a estruturar o plano de marketing de sua clínica. É daí que deve partir qualquer ação relacionada ao marketing digital!

Marvel e seus Vingadores em sua Guerra Infinita

A Marvel, assim como a Disney, já é “velha de guerra”. Ambas estão há décadas no mercado e sabem muito bem como atingir seu público da maneira correta.

Desde seus quadrinhos até suas mega produções cinematográficas, a Marvel sempre soube como balancear suas histórias, dando um toque de humanidade a cada um de seus heróis, de forma que o público se identificasse com cada um deles.

Podemos perceber isso na fraqueza de cada um deles, em suas histórias de amor, em suas tentativas e fracassos, em seus laços de amizade, e em muitas outras características.

O importante aqui é percebermos como, assim como a Disney e a Pixar fazem, nada é por acaso. Sempre há um motivo para que cada personagem aja de determinada forma.

Para qualquer pessoa que você fizer a pergunta “qual seu super-herói favorito?”, você terá uma resposta diferente. E, por esse mesmo motivo, cada herói enfrenta diferentes tipos de vilões, tem diferentes conflitos internos (ou externos) e tem determinados tipos de amizade. É o público quem dita tudo isso.

E, da mesma forma, é o público da sua clínica que deverá seguir de exemplo para sua próxima campanha de Storytelling – ou melhor, para qualquer campanha de Marketing Digital que será feita.

Todo sucesso de bilheteria que o novo filme da Disney/Marvel obteve não foi mero acaso. Foram anos de trabalho envolvendo, principalmente, o Marketing. Quem não quer ver o destino de seu herói favorito? O Storytelling é uma técnica bastante persuasiva, que trabalha o emocional das pessoas. E, quando a emoção está envolvida, o cérebro também está.

O Storytelling e o cérebro

Uma narrativa bem construída afeta o cérebro das pessoas de diferentes maneiras, e uma delas é por meio do acoplamento neural. Esse processo ativa algumas partes do cérebro, fazendo com que quem está assistindo ou ouvindo à sua história transforme-a em ideias e experiências próprias.

Além disso, graças a essa capacidade, as pessoas estarão muito mais suscetíveis a curtir, comentar e compartilhar seu conteúdo, uma vez que se identificarão com a história contada.

Outra ação que o Storytelling tem sobre o cérebro é a liberação de dopamina no sistema neurológico. Isso acontece devido a algum evento emocional que a pessoa esteja presenciando. Assim, a pessoa se lembrará desse evento com muito facilidade (devido à emoção presente) e, consequentemente, também se lembrará de você, dos seus serviços e do seu consultório. Histórias são 22 vezes mais memoráveis do que imagens ou fatos isolados.

Então, por onde começar a praticar o Storytelling

Como eu disse anteriormente, essa é uma ferramenta do Marketing. Por isso, quando trabalhada em conjunto com algumas outras, inclusive de Marketing Digital, seu resultado pode ser muito mais positivo.

Então é importante que, caso você não tenha expertise com construção de personas ou de campanhas interdisciplinares de Marketing, sugiro que busque ajuda de especialistas da área, que poderão te auxiliar imensamente durante todo o processo – além da possibilidade de se tornarem parceiros.

Ah! Quase ia me esquecendo de te avisar. A Pixar possui um curso (gratuito!) de Storytelling que é ministrado pelos próprios criadores do estúdio. Caso você tenha interesse, posso te dar mais informações sobre esse curso. É só deixar seu comentário aqui abaixo!

E então, vamos contar uma história?