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Chega a ser repetitivo, mas precisamos falar que o consumidor mudou — e muito — nesses últimos anos. Não falo apenas do digital e da cultura mais participativa e inteligência coletiva defendida por Jenkins — onde, agora, o consumidor pode reclamar quando fica insatisfeito e elogiar quando surpreendido, compartilhando experiências e exigindo mudanças —, mas também da ascensão da mulher no mercado de trabalho, que mudou a forma que o sexo feminino consome.

Essa mudança, inclusive, é visível ao observamos um “boom” na presença digital de clínicas de estética ou que promovem outros serviços pensados nessa persona. O que nos leva a questionar:

Quanto isso poderá afetar cada player desse nicho? E como uma clínica de estética poderá se manter bem posicionada?

Pensando nisso, decidimos analisar o cenário, tendências e o que pode ser feito para não ficar para trás. Descubra e veja como anda a comunicação da sua marca.

Como está o cenário atual?

Hoje, mais do que nunca, o mercado digital de estética conta com uma enorme concorrência. Sites de compra coletiva, inovação em procedimentos e descontos e promoções são algumas das artimanhas usadas pela maioria para conquistar novos clientes, o que acaba tornando tudo no famoso “mais do mesmo”, vencendo principalmente no preço e ignorando a importância de se criar valor para o negócio. Mas vamos aos números:

Primeiramente, é válido considerar que 93% dos processos de compra, de modo geral, começam com uma busca online em ferramentas como o Google

Agora analisando o nicho da estética. Mensalmente há, em média, 40 mil buscas para o termo “spa”. Enquanto para “clínica de estética” há algo em torno de 20 mil. Isso sem contar as variações e termos relacionados. Para o termo “limpeza de pele”, por exemplo, existem cerca de 74 mil buscas por mês.

Mas o que esses dados nos mostram? Ao ver esses dados, fica bem claro que não só a concorrência tem crescido, mas também a procura por serviços de estética e a necessidade de se diferenciar no meio das milhares de ofertas presentes nos canais digitais. Para isso, vamos analisar as tendências de consumo que influenciam na busca por esse serviço e que te ajudam a criar valor para sua clínica.

Tendências do mercado de estética

O que a sua persona quer? E o que ela espera de você? Quais os valores importantes para ela? São essas perguntas que podem te ajudar a não ser apenas mais um no meio digital. E elas não devem seguir apenas no “achismo”. É possível pontuar essas necessidades quando analisamos alguns fatores relacionados a nossa persona como, por exemplo, nas tendências de consumo.

Conheça algumas do mercado de estética:

O Empoderamento Feminino

Nessa tendência, podemos notar uma mudança social. Ela influencia diretamente no comportamento de consumo da principal persona do mercado de estética: as mulheres.

Em um estudo feito pela 65/10, intitulado “A Revolução Delas”, que fala sobre os novos comportamentos das mulheres brasileiras podemos notar que não só a ascensão social da nova classe média foi puxada pelo público feminino, como também podemos afirmar que “Educadas e independentes financeiramente, as mulheres se empoderaram para quebrar novas barreiras: sua relação com o corpo, com consumo de moda, com a cidade em que vivem e com o dinheiro que suaram para ganhar está mudando”.

Logo, é preciso que as clínicas de estética tenham uma sensibilidade maior, demonstrando maior empatia e estimulando a união entre as mulheres e o empoderamento de cada uma, quebrando tabus e promovendo o orgulho e aceitação do próprio corpo, dando suporte a essa nova relação que a mulher tem com o corpo que resolveu assumir.

Genderless

Seguindo um pouco ainda nas mudanças sociais, nessa tendência notamos que a igualdade de gênero e não diferenciação de sexos tem ganhado espaço. Principalmente com as novas gerações.

Oferecer um serviço estético tanto para mulheres quanto para homens. Ou então buscar se posicionar como uma clínica sem distinção de gênero pode representar uma inovação no mercado. Nesse caso, a oportunidade está em você fortalecer mais ainda o posicionamento da sua clínica. Podendo virar líder dentro de um “nicho do nicho”.

Influenciadoras digitais, o novo marketing boca a boca

Essa tendência nada mais é do que uma evolução do famoso marketing boca a boca que, inclusive, conta com diversas estatísticas que comprovam sua eficácia. Dentre elas, a de que 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. Atualmente, essa recomendação ou testemunho ocorre por meio de postagens patrocinadas em perfis dos chamados influencers.

Contando com diversos seguidores, essas pessoas contam sua experiência com alguma marca ou apresentam algum diferencial do produto/serviço para vendê-lo ao seu público. No mercado da estética é bem comum, por exemplo, oferecer serviços estéticos para influenciadoras. Elas registram como foi o procedimento e os resultados, o que acaba convencendo muitas de suas seguidoras. Essas seguidoras, então, buscam o mesmo serviço, na mesma clínica.

Na hora de optar por seguir essa tendência, é importante avaliar as influenciadoras. É preciso escolher aquelas que mais condizem com seu público e valores da clínica!

O que posso fazer para minha clínica de estética, então?

Agora, é importante ressaltar que, ao trabalhar com marketing digital, precisamos ter consciência de que para se conseguir um resultado eficaz e que se transforme em vendas é preciso de tempo e investimento, principalmente se o seu objetivo é conquistar uma fatia do mercado (share of market) e/ou estar na memória do consumidor (share of mind).

Já com relação às ações para alavancar sua clínica estética, listamos algumas que influenciam no seu retorno e que precisam fazer parte do seu marketing digital:

Ações para conquistar novos clientes

Imprescindíveis para manter um negócio ativo. Elas compreendem que o ciclo de vida de cada negócio tem quatro fases (inicial, crescimento, maturidade e declínio) que requerem ações específicas, mas que, em todas, deve-se buscar a conquista de novos clientes.

Comece agora mesmo! Conheça 5 dicas de marketing para alavancar sua clínica de estética!

Promoções

São importantes para clínicas de estética. Elas atuam como gatilhos para despertar interesse e levar clientes em potencial para sua clínica. Nesse momento, independente da promoção, deve-se pensar o planejamento respeitando o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), que são as etapas para gerar melhor resultado em qualquer campanha promocional. Nesse momento, eventos são muito indicados, pois criam relacionamento pessoais e proximidade com o público-alvo.

Ações sazonais

Devido à alta competitividade do segmento, em datas especiais, como dia das mães, final de ano, etc. é importante realizar ações que envolvam os serviços da clínica e que estimulem o consumidor a querer o procedimento. Descontos em pacotes, procedimentos especiais e exclusivos para aquela data, são boas alternativas.

Fidelizar clientes habituais

Ao fidelizar os clientes habituais, ofereça descontos, parcelamentos, sessões bônus, vouchers, combos e até mesmo exclusividade em tecnologias de ponta. Dessa forma, você garante um boca a boca positivo e a constância de determinados clientes.

​Por fim, concluímos que, assim como muitos outros segmentos, as clínicas de estética devem fugir do comum e buscar relacionar o seu negócio à inovação — e não digo apenas em tecnologias. E, quando falamos sobre a sua clínica pode estar com os dias contados, queremos alertar para importância de se destacar em meio a um mercado saturado de ofertas e pensar fora da caixa.

O que acha? Como você tem inovado na sua clínica? Deixe nos comentários!

Se você ficou interessado ou deseja tirar alguma dúvida sobre o seu marketing, entre em contato conosco!