Gestão e Mercado

Imprevistos e problemas podem acontecer com qualquer pessoa, fazendo com que eventuais atrasos ou faltas às consultas marcadas aconteçam. Como clínicas e consultórios possuem uma agenda cheia, um atraso terá influência direta no restante das marcações.

Além disso, as faltas fazem com que existam horários vagos, levando a uma agenda ociosa e possíveis prejuízos. Assim, muitas vezes, surge o questionamento: como evitar que o cliente falte? Os motivos mais frequentes de falta são o esquecimento do procedimento programado e a confusão quanto ao horário combinado.

Para evitar esse problema, neste post, você verá 4 das principais táticas mais relevantes. Continue a leitura e confira!

1. Saiba mais sobre seus clientes

Certamente, existem diversas formas de lembrar um cliente de sua consulta. Escolher a mais eficaz dependerá do perfil da clínica ou do consultório e, principalmente, dos usuários. Ou seja, tenha maleabilidade nas maneiras utilizadas. Tome as medidas necessárias para avisá-lo de acordo com o perfil dele.

Para tanto, tente saber mais sobre os hábitos dos seus clientes. Será que eles possuem redes sociais ou estão propícios a baixar um aplicativo para smartphone que poderá lembrá-lo dos melhores hábitos e também das consultas marcadas? Com o número de telefone disponibilizado na ficha cadastral, é possível conversar com eles também por WhatsApp?

Vale lembrar que, recentemente, a versão do WhatsApp Business foi liberada aos usuários do Android. Com ela, seu negócio pode se comunicar com os consumidores de forma mais sofisticada do que acontece com os e-mails, otimizando o tempo demandado para a troca de informações. Além de possibilitar a checagem de estatísticas sobre a eficácia do aplicativo, é possível automatizar o envio de mensagens com textos padronizados.

Então, com as respostas às perguntas citadas, você poderá ter um panorama mais amplo de quais estratégias utilizar com seus usuários, bem como saber quais variações devem ser realizadas de cliente para cliente.

2. Utilize mobile marketing

No Brasil, há mais de 234 milhões de dispositivos móveis conectados à internet. Isso significa que há mais smartphones e tablets do que habitantes. Percebe-se, então, que tais aparelhos estão muito envolvidos no dia a dia dos brasileiros, modificando a forma com que nos relacionamos com amigos, familiares e instituições.

Pensando nisso, considerando a quantidade de dispositivos móveis existentes, diversas estratégias foram criadas para que esse fenômeno seja aproveitado ao máximo pelas marcas. Dessa maneira, é possível usar a criatividade para lembrar os clientes dos compromissos programados.

Caso sua clínica ou seu consultório possua um aplicativo, é viável, por exemplo, enviar uma notificação para os usuários. Se ainda não tiver, é possível entrar em contato com mensagem por SMS, seja manualmente, seja por meio de sincronização do seu sistema para que envie essas mensagens de forma automática.

Em todas as situações, o objetivo é o mesmo: lembrar os clientes da consulta. Para comprovar essa tendência, uma pesquisa realizada por uma universidade britânica mostrou que os usuários verificam seus dispositivos cerca de 85 vezes por dia.

3. Ligue para seus clientes

Embora muita gente ache que telefone é coisa do passado, na verdade, ainda é possível ter resultados interessantes com essa estratégia. Ainda que os usuários prefiram outros meios de comunicação, as ligações continuam como meios efetivos e de resposta rápida. Dessa maneira, com poucos segundos, você poderá evitar que o cliente falte e livrar sua agenda dos imprevistos.

4. Use as mídias sociais

Outra forma pertinente de se comunicar rapidamente e de maneira eficaz com seus clientes é usar as mídias sociais. Isso porque é legítimo lembrá-los da consulta com mensagens pelas redes sociais, como o Facebook.

Como normalmente os usuários estão sempre conectados, lembrá-los nesses meios poderá ser uma tarefa mais fácil. Além disso, você conseguirá estreitar a relação com seu cliente, o que será um ótimo movimento para fidelizá-lo.

Evitar que o cliente falte é uma preocupação genuína das clínicas e dos consultórios. Para resolver esse problema, entretanto, é necessário melhorar a comunicação do estabelecimento com ele, conhecendo seu perfil de forma mais completa.

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