Marketing Digital

Atrair pessoas para clínicas e consultórios é uma tarefa que se torna cada dia mais complexa, principalmente porque os clientes pesquisam primeiramente pela web antes de irem até você pessoalmente. Estatísticas apontam que mais de 60% das pessoas, antes de adquirirem um produto ou serviço, pesquisam na internet. Por isso é imprescindível que o seu consultório exista no mundo digital.

Para você, profissional de saúde, existem maneiras específicas de lidar com o mundo online e usar a tecnologia a seu favor. Alimentar blogs e redes sociais, produzir conteúdo relevante e identificar o “cliente ideal” parece uma estratégia complicada. Mas não é! E nós vamos explicar como colocar essa ideia em prática por meio de uma estratégia denominada Inbound Marketing.

Neste post, separamos as principais dicas de como fazer Inbound Marketing para sua clínica ou consultório. Confira!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, popularmente conhecido como Marketing de Conteúdo, é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo nutrir e educar clientes, mesmo que eles ainda não estejam prontos para efetivar a compra de um produto ou serviço.

Esse processo de envolvimento com o público-alvo ocorre por meio de conteúdo relevante para o cliente. Postagens em blogs, redes sociais e envio de email marketing são algumas opções para compartilhamento desse material.

Mas você deve estar se perguntando: por que investir em marketing digital para um cliente que ainda não está pronto para realizar uma compra? Para responder a essa pergunta, vamos conversar sobre a importância do Inbound Marketing nos dias atuais e seus benefícios.

Quer saber tudo sobre Marketing Digital para sua clínica ou consultório? Temos a solução pra você!

 

Por que o Inbound Marketing é importante? Quais são os seus benefícios?

Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados. Por essa razão, ter canais de comunicação para distribuir apenas conteúdo promocional não é o suficiente.

Isso é ainda mais importante em empreendimentos na área da saúde, onde o cliente precisa se sentir seguro, uma vez que os procedimentos impactam diretamente em sua saúde e bem-estar. Dessa forma, o Inbound Marketing surge como uma opção altamente eficiente na atração e retenção de clientes!

Disponibilizar conteúdos relevantes, além de atrair novos clientes, aumentar a visibilidade e credibilidade do consultório ou clínica, irá criar a lembrança de marca, fazendo com que o usuário se lembre e retorne quando precisar de produtos ou serviços relacionados.

Dentre alguns outros benefícios, estão:

  • facilidade em mensurar resultados;
  • otimização dos gastos com estratégias de marketing;
  • melhora no ranqueamento do site em pesquisas orgânicas;
  • realização de estratégias mais aderentes ao perfil do seu cliente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Inbound Marketing, que tal colocar a mão na massa e aprender como aplicá-lo para a área da saúde?

Defina a Persona

Apesar de óbvio, o fato de você conhecer o seu “cliente ideal” não é simples. É necessário realizar uma pesquisa para determinar quem realmente é o seu público-alvo antes de iniciar qualquer estratégia de marketing.

Com esses dados você terá informações suficientes para criar uma persona. Ela será o arquétipo do seu cliente ideal!

Quando for defini-la se atente para os hábitos de consumo e de compra, idade, sexo, localização, modo como utiliza a internet, entre outros. Faça uma lista com as informações relevantes e monte um personagem para representá-la.

Definir a persona é primordial para a implementação de uma estratégia de Inbound Marketing. Ao saber quem é o seu público, ficará mais fácil entender qual tipo de conteúdo ele gostaria de ter acesso e por meio de quais plataformas. Isso tornará sua estratégia mais aderente e, consequentemente, trará mais resultados.

Defina os objetivos da clínica

Agora que você já possui o perfil do seu “cliente ideal”, chegou a hora de definir os objetivos que a sua clínica quer alcançar com a estratégia de marketing digital.

Todo planejamento se inicia a partir das respostas às indagações específicas de suas metas. Portanto, defina os objetivos de seu consultório para com essa campanha de marketing: atrair clientes novos, manter os que já possui, aumentar sua visibilidade, lançar um novo serviço?

Lembre-se de sempre rever se os seus objetivos estão alinhados com a sua estratégia de marketing. Caso não estejam, reformule a estratégia para que sejam contemplados os novos desafios.

Fique de olho para não perder oportunidades de divulgação. Inclua postagens sobre datas especiais e tratamentos específicos e atinja melhores resultados!

Domine o código de ética e de publicidade para a sua área de atuação

Quando se realiza a propagação de conteúdo online é indispensável estar atento ao código de ética da profissão cujo trabalho está divulgando. Especialmente na área da saúde, há muitas restrições nesse sentido.

Na dúvida, consulte o conselho responsável antes de realizar qualquer publicação.

Construa a jornada do cliente

Resumidamente, a jornada de compra do cliente é o caminho que ele deverá percorrer até realizar uma compra. Importante lembrar que durante todo esse percurso ele será nutrido com conteúdos educativos: posts, ebooks, webinars, infográficos, vídeos.

As etapas da jornada de compra são:

  • aprendizado e descoberta: neste momento, o objetivo é despertar o interesse e fazer com que os visitantes aprendam mais sobre sua clínica ou consultório. A dica é possuir conteúdos mais amplos para chamar a atenção do público;
  • reconhecimento do problema: a persona já identificou que possui um problema e conhece algumas soluções para resolvê-lo. Dessa forma, divulgue conteúdos que possuam uma abordagem voltada ao problema em si;
  • consideração da solução: aqui a persona está avaliando as soluções existentes. Conteúdos mais completos e específicos para determinados assuntos são a chave;
  • decisão de compra: agora, a busca tem foco em comparar as clínicas e consultórios existentes e avaliar qual a opção com o melhor serviço. Ressalte os diferenciais competitivos do seu negócio com materiais ricos que auxiliem a tomada de decisão.

Ter acesso ao tipo de conteúdo que o usuário está consumindo ajuda a determinar em que etapa da jornada de compra ele se encontra, tornando a estratégia de marketing e a venda mais concretos!

Elabore um funil de vendas para cada etapa

O Funil de vendas possui 4 etapas: atrair, converter, relacionar e vender.

A partir da jornada de compra do cliente é possível descobrir sua localização do funil de vendas. Resumidamente, o funil de vendas funciona da seguinte forma:

  • Atrair: com o Inbound Marketing sua clínica ou consultório irá atrair visitantes por meio de conteúdos relevantes;
  • Converter: para ter acesso a alguns conteúdos específicos, como ebooks, será preciso preencher um formulário (nome e email) de conversão;
  • Relacionar: se relacione com o seu cliente por meio de conteúdos adequados ao seu estágio na jornada de compra;
  • Vender: após realizar a venda, o trabalho não acabou! O marketing de conteúdo tem como objetivo reter os clientes para que eles se tornem fiéis ao seu serviço.

Escolha as ferramentas certas

Links patrocinados

Enquanto sua clínica ainda não conseguiu aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca de forma orgânica, uma opção viável e muito interessante é investir em links patrocinados. O resultado desse tipo de investimento é imediato e você ganha tempo para que suas estratégias a médio prazo tenham efeito.

SEMRush

O SEMRush é uma das melhores plataforma para quem trabalha com Inbound Marketing. Com ela é possível visualizar o tráfego mensal, analisar a concorrência, descobrir em quais palavras-chave você está ranqueado e identificar quais sites estão linkando para o seu blog.

Google Keyword Planner

Por meio do Google Keyword Planner é possível fazer, de forma detalhada, a busca sobre palavras-chave. Essa ferramenta é integrada ao Google AdWords e mostra as tendências dos conceitos buscados no Google AdWords.

Google Analytics

Com o Google Analytics é possível colher dados como idade, sexo, localização geográfica, taxa de rejeição do site e até mesmo os dispositivos utilizados para acessar seu site.

MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta para a automatização do envio de email marketing.

Envio de newsletter, compartilhamento dos posts mais acessados em determinado período ou conteúdos mais complexos – como ebooks – são alguns formatos que podem fazer uso dessa estratégia.

Sabemos que o volume de novas informações pode ser alto quando falamos sobre Inbound Marketing. Mas não há porque se desesperar! O marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo, o que dará a você tempo para entender melhor cada uma das etapas.

 

Mas, se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas pronta para te auxiliar você no que for necessário!