Gestão e Mercado

O maior desafio do empreendedor é tornar o seu negócio escalável, ou seja, fazê-lo crescer em faturamento sem que as despesas cresçam também. Isso porque manter um consultório pequeno sob controle já é difícil, agora imagine controlar uma clínica que fatura milhões por ano.

O fator principal é que nem todas as empresas são escaláveis, pois nem todo o modelo de negócios pode ser expandido sem comprometer a lucratividade. É exatamente esse conhecimento que o gestor precisa ter em mente antes de pensar em aumentar seu empreendimento.

Neste artigo, vamos apresentar 4 características indispensáveis para um negócio escalável. São atributos necessários para que sua empresa possa crescer de forma sustentável.

1. Clareza

Você não consegue replicar um modelo de negócios sem ter muita clareza de como ele funciona, qual o seu público-alvo, que serviço oferece e assim por diante. Sem inteligência de negócio é impossível reproduzir algo.

A clareza começa por compreender quais são os processos envolvidos no dia a dia do consultório. Quais recursos (humanos, materiais e financeiros) são necessários para fazer o negócio funcionar e, principalmente, qual a solução que você oferece para o cliente. A partir daí, fica mais fácil entender se o seu negócio pode ser expandido em escala.

2. Simples e eficaz

A sua clínica é simples e eficaz? Seus clientes conseguem ser atendidos rapidamente ou há muitas burocracias? Quando atendidos, eles saem satisfeitos? Essas são algumas perguntas que demonstram a escalabilidade de uma empresa.

Ao ter um processo engessado você dificulta o crescimento do negócio. Um plano de negócios complicado pode gerar diferentes interpretações e isso pode sabotar seu consultório. Todos os envolvidos precisam compreender facilmente o que deve ser feito e como deve ser feito.

3. Foco e planejamento

Para replicar um negócio escalável é preciso aprender a dizer não, conforme disse Raul Matos, sócio da Dauper. Segundo ele, você precisa focar nas coisas que faz de melhor e com maiores percentuais de lucro. O “pulo do gato” é oferecer poucos serviços nota 10, em vez de várias soluções nota 6.

Isso implica nas UN´s mais lucrativas de seu consultório ou clínica, suas Unidades de Negócio mais rentáveis. Através da identificação e do cálculo das Unidades de Negócio, você poderá medir os esforços e tomar decisões focadas no lucro.

O segredo para isso é foco e planejamento. Você deve definir aonde quer chegar e qual caminho precisa percorrer para atingir esse objetivo. Em seguida, mantenha o foco no alvo e persista. Algumas mudanças em seu planejamento até podem ser necessárias, mas evite dispersar esforço e energia.

4. Flexibilidade para crescer

Por último, mas não menos importante, você e seu negócio são flexíveis? O motivo para essa pergunta é porque será preciso algumas mudanças durante o processo de escalabilidade. E você precisa estar preparado e aberto para essas mudanças.

Um grande exemplo é a delegação de tarefas. Quanto mais um negócio cresce, menos controle o seu fundador pode ter. Em outras palavras, isso quer dizer outros profissionais atendendo seus clientes. Você consegue lidar com isso? Sem abrir mão do controle operacional, você simplesmente não tem como gerenciar o negócio como deveria.

Mas e você, tem um negócio escalável? Deixe nos comentários abaixo com quais dessas características você se identifica, ou quais delas você ainda precisa desenvolver.