Marketing Digital

Em 2013, o LinkedIn inaugurou uma rede social voltada para o mercado corporativo. Em média, eram apenas vinte novas contas por dia. Desde então, o site se transformou e acabou se consolidando como a plataforma nº1 para marketing de conteúdo de acordo com 94% das empresas de B2B.

Contudo, apesar de ser uma estratégia popular, muitas empresas ainda não aproveitam o marketing B2B no LinkedIn. Isso ocorre porque muitas organização ainda estão restritas apenas a uma estratégia de fortalecimento de marca, deixando de lado a capacidade de geração de leads proporcionada pela rede social.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para que você entenda como fazer marketing B2B para o seu consultório ou clínica. Confira!

Desvendando os segredos do marketing B2B no LinkedIn

Iniciar essa estratégia é mais fácil do você imagina e pode gerar bons retornos de médio a longo prazo. Mas assim como em outras estratégias de marketing digital, é preciso ter consistência no planejamento e execução. Somente assim os resultados vão aparecer.

Reunimos abaixo 4 dicas para que você consiga iniciar e tenha sucesso em uma estratégia de marketing B2B no LinkedIn:

1. Crie uma página

Apesar de ser uma dica trivial, esse ponto é muito importante. Inclusive, diversas empresas nem chegam até aqui. Nesse sentido, é muito comum que algumas delas apenas criem um perfil corporativo, como se fosse uma pessoa, e não criem uma página propriamente dita.

No entanto, o perfil funciona de forma muito diferente de uma página, não tendo a mesma visibilidade e não permitindo uma série de opções e customizações, além dos insights da ferramenta de analytics (métricas) e dos métodos de captura de leads.

2. Publique conteúdo de qualidade

Mais do que em qualquer outra rede social, você deve ter muita atenção com o conteúdo publicado no LinkedIn. Nessa rede social, o tom deve ser mais sério e o conteúdo deve realmente ser direcionado para auxiliar algum problema do cliente.

Ou seja, não foque tanto em vender seus produtos e serviços, mas sim em falar a respeito dos problemas e benefícios, ajudar seus clientes. Afinal, no LinkedIn, você deve ser uma referência para seus clientes, alguém em quem eles vão confiar e procurar quando precisarem.

3. Participe e crie grupos

É muito importante participar dos principais grupos relacionados ao seu segmento e especialidade. Veja os debates, participe quando possível e também compartilhe seus conteúdos, sempre atentando para as diretrizes da dica anterior.

Com efeito, é nos grupos que a sua clínica ou consultório terá maior visibilidade, pois o conteúdo publicado nesses nichos de interesse é muito mais eficiente do que o feed orgânico do LinkedIn. Geralmente nos grupos você terá mais alcance entre profissionais de especialidades complementares que conhecerão o seu trabalho e serão potenciais indicadores.

4. Não deixe tudo nas mãos do marketing de automação

Pode ser tentador deixar toda a interação para uma plataforma de marketing de automação, afinal, o esforço é muito menor e os resultados costumam ser muito bons. Contudo, no LinkedIn, as pessoas estão dispostas e esperam que seja estabelecida uma verdadeira relação entre usuários e empresas.

Por isso, aproveite a oportunidade para se conectar verdadeiramente com prospects e clientes, tornando-se uma referência e alguém em que eles confiem. Sobretudo, como destacamos, tenha em mente que realizar o marketing B2B no LinkedIn é mais fácil do que você imagina. E as clínicas e consultórios que não estão fazendo isso agora já estão ficando para trás da concorrência.

Gostou deste post? Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre como adotar uma boa estratégia de Inbound Marketing para seu consultório e atrair ainda mais clientes.