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Antes de falar diretamente sobre a organização de mailing, saiba que, apesar de o termo em inglês se traduzir como “envio de correspondência”, ele é usado corriqueiramente para se referir a uma “lista de correio”. Ou seja, uma relação de clientes com dados de contato.

Para que funcione corretamente, a equipe de apoio precisa garantir que os dados estejam atualizados quando forem necessários. A falta de organização no uso dessa ferramenta ocasiona retrabalho, compromete a agilidade de contato e gera outros problemas para clinica.

Nessa postagem você vai entender como pode utilizar o mailing de forma eficiente, contribuindo para a boa imagem junto aos pacientes, a confiança que ele deposita em você e até para a eficiência de tratamentos. Confira sobre algumas de suas utilidades:

Contatos de retornos dos pacientes

Os retornos são importantes para fortalecer o relacionamento e garantir a continuidade do tratamento. Um mailing atualizado permite que ele seja lembrado sobre a necessidade de retornar com exames, sobre a urgência de fazê-lo, e até com links e facilidades para orientá-lo.

Por exemplo. Ele pode ser informado sobre convênios com clinicas de diagnóstico, indicações de serviços de confiança e receber links que facilitem o agendamento da consulta. Além de uma atenção com o paciente, esse tipo de ação pode agilizar o trabalho da recepção.

Comunicados sobre a clínica e os profissionais

Dentre as informações mais importantes para que os pacientes mantenham confiança na clínica e na equipe estão:

  • participação em congressos;
  • compra de equipamentos modernos;
  • mudanças e aprimoramentos no ambiente da clínica; e
  • eventos interessantes.

Enviar esse tipo de informação mostra atenção, aproxima a clinica e o corpo clínico do cliente e demonstra que você se importa com ele. Esse é um tipo de ação que pode ser feito pelas redes sociais ou por e-mail.

Pós-atendimento

Dar atenção ao cliente depois do serviço prestado transmite preocupação e atenção com ele. Além disso, é uma forma de verificar sua satisfação com o atendimento. Para isso, você pode solicitar que ele manifeste sua opinião sobre o ambiente da clinica, a forma como foi recepcionado e a condução do tratamento.

Isso é ótimo para entender como ele percebe os detalhes do atendimento e o mailing permite que esse processo seja automatizado. Porém, conforme o caso, pode ser feito por meio de uma ligação telefônica.

Conteúdo do mailing

Os dados que precisam ser armazenados variam de acordo com o objetivo de sua lista. Por exemplo. Se ela for usada para manter relacionamento com os pacientes com marketing de conteúdo, é interessante incluir alguma informação sobre os temas de interesse de cada grupo de pacientes. De qualquer maneira, alguns dados não podem faltar, como por exemplo:

  • email;
  • endereço completo;
  • telefone (WhatsApp);
  • histórico do paciente.

Para concluir, esperamos que tenham ficado claro que, seja para programar o envio de um cartão de aniversário, seja para qualquer necessidade de contato com urgência ou eventuais orientações, a eficiência depende da organização de mailing. A comunicação com clientes é um ponto-chave do marketing da atualidade. Problemas e dificuldades nessa área não são admissíveis para quem busca sucesso e a construção de uma boa imagem.

E você? Tem usado seu mailing de forma satisfatória? Quais são seus principais problemas ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui no post. Esse é um ótimo tema para trocar experiências.