Comunicação

Ter uma boa relação com seus clientes é fundamental. Isso se torna mais significativo quando nos referimos a empreendimentos na área da saúde, em que possuir uma linguagem clara e baseada na confiança é considerado um diferencial no mercado.

Uma das principais técnicas utilizadas para melhorar a comunicação e impactar positivamente a relação entre os profissionais de saúde de sua clínica, o consultório e o seu público-alvo é o rapport.

Ainda não conhece essa estratégia de comunicação? Quer saber mais sobre o que é rapport? Então fique com a gente!

O que é rapport?

A palavra rapport é um termo francês que não possui tradução para a língua portuguesa, mas que pode ser entendido como o ato de estabelecer uma relação de confiança e cooperação. Uma associação harmônica de empatia, com afinidade e concordância.

O termo vem sendo usado de forma recorrente por profissionais da área da psicologia para tratar da questão comportamental, que tem como objetivo primário melhorar tanto a comunicação quanto o relacionamento entre as pessoas.

O método busca criar laços de confiança durante todo o processo de comunicação. Como resultado, temos indivíduos mais abertos e receptivos, facilitando a interação e a troca de informações.

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” Anthony Robbins

Qual a importância do rapport para a área da saúde?

Para o cenário das atividades relacionadas à saúde, o rapport é sem dúvida a chave para um relacionamento mais humanizado, além de transformar pessoas em clientes fiéis à sua marca por se sentirem à vontade em compartilhar seus problemas ou dúvidas.

Dentre as principais vantagens dessa técnica estão: ser um dos formatos mais rápidos e eficientes para gerar confiança por meio de um diálogo, aumentar o poder de nossas relações interpessoais e o estabelecimento de uma credibilidade quase que de forma instantânea.

O rapport é o método que pode contribuir de forma efetiva para aumentar a credibilidade do seu negócio, assim como a visibilidade da sua marca, gerando mais vendas e lucro para o seu empreendimento!

Agora que você já sabe o que é rapport, que tal aprender algumas técnicas de como aplicá-lo no dia a dia de sua clínica ou consultório? Saiba mais!

Quais os principais elementos para se fazer o rapport?

O investimento em rapport é quase nulo! Isso porque sua técnica se baseia em elementos universais do comportamento humano. Sorrisos, paciência, tratar o outro pelo nome para gerar proximidade e proatividade são algumas das peças-chave.

Outra dica é espelhar o comportamento do seu interlocutor. Movimentos corporais, tonalidade e ritmo da voz, palavras ou termos que o outro está repetindo de forma constante e expressões faciais são alguns dos comportamentos que podem ser replicados para tornar a técnica do rapport mais eficiente.

O rapport funciona de forma inconsciente e passa a mensagem de que vocês possuem similaridades e, por essa razão, ela (e) pode confiar em você. Porém, esse comportamento precisa ser aplicado de forma sutil para não parecer que você está imitando o seu interlocutor.

A técnica de rapport também pode ser aplicada na comunicação digital. Para isso, conheça o seu público de forma macro, mas fique atento às particularidades da personalidade de cada um.

Responder mensagens com o nome da pessoa que está entrando em contato, usar emojis para expressar emoções, perceber o jeito que a outra pessoa escreve, espelhar algumas palavras e fazer perguntas de interesse comum são uma ótima forma de aplicar o rapport.

Gostou de saber mais sobre o que é rapport? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!