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Todos os dias, você usa o seu celular para enviar mensagens, acessar seu e-mail, realizar chamadas e fazer compras em lojas virtuais. Provavelmente essa é a sua realidade, que evidencia a relevância dos dispositivos móveis. Nesse cenário, também fica clara a importância de um site responsivo.

Esse conceito pode ser traduzido como a capacidade de adaptar o seu site a diferentes tamanhos de tela. Assim, qualquer pessoa que o acessar tem facilidade de uso, o que tende a aumentar a satisfação do usuário.

Por isso, a responsividade é um recurso necessário em qualquer segmento de negócio, inclusive na saúde. Neste post, vamos demonstrar os motivos pelos quais você deve adaptar o site da sua clínica e as vantagens que essa prática trará. Então, vamos lá?

A importância de um site responsivo

A responsividade é um conceito que ganhou importância com a adoção dos dispositivos móveis. A facilidade de usar apenas um site que se ajusta para desktop e mobile é uma facilidade para as empresas e também para o consumidor.

Essa questão é ainda mais relevante quando se analisam os dados de uso de smartphones e tablets no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgada em 2016 pela Agência Brasil, 92,1% das residências no país acessam a internet pelo celular.

O total de domicílios que acessam a internet por computador também reduziu pela primeira vez nesse levantamento, passando de 28,2 para 27,5 milhões. Em relação à porcentagem de pessoas que navegam na World Wide Web, o resultado ultrapassou 50% em todas as faixas etárias.

É importante destacar ainda que pessoas que trabalham em educação, serviços sociais e saúde fazem parte do contingente que mais acessa a internet, totalizando 87,1%. Então, se você usa dispositivos móveis, pode ter certeza de que seus pacientes também utilizam.

Esses dados demonstram a importância de manter um site responsivo. Perceba que o usuário tem o direito de buscar informações rápidas e fáceis de encontrar. É impensável ter que aumentar ou diminuir a página ou dificuldades para clicar nos botões porque eles são praticamente imperceptíveis.

Essa é uma forma de seguir as tendências dos consumidores por meio do User Experience (UX), ou experiência do usuário. Assim, oferece-se uma vivência única e diferenciada, que aumenta a satisfação do paciente e a possibilidade de ele voltar à sua clínica ou consultório.

As métricas que podem melhorar com um site responsivo

O seu consultório pode apresentar resultados melhores com a responsividade. Algumas métricas que tendem a se aperfeiçoar são:

Taxa de rejeição

Essa métrica consiste no percentual de pessoas que acessam o seu site e saem dele sem executar qualquer ação. Geralmente, ocorre porque o site demora para carregar ou é difícil de ser manuseado. O ideal é reverter essa taxa por meio de uma boa experiência, como a responsividade, por exemplo.

Experiência do usuário

A responsividade impacta diretamente esse aspecto, porque as telas menores não oferecem a mesma facilidade de uso. Além disso, esse é um fator de ranqueamento para o Google. Por isso, ter um site adaptável ajuda a melhorar o posicionamento.

Tráfego

A falta de um site responsivo faz com que você perca autoridade no seu segmento de atuação (no caso, a saúde), porque a tendência é que os usuários prefiram ir para a concorrência. Além disso, o acesso por mobile é um fator significativo, já que ignorá-lo significa deixar de lado um percentual de tráfego considerável.

As vantagens desse recurso

O site responsivo traz vários benefícios à sua estratégia de marketing. Um deles é o acesso cada vez maior à internet por dispositivos móveis. As pessoas aproveitam o tempo ocioso para navegar no smartphone e pesquisar os profissionais de que necessitam. 

Isso significa que ter um site sem responsividade faz você perder um cliente em potencial. Portanto, se deseja manter sua clínica ou consultório acessível, aposte nessa ideia. Lembre-se de que esse é um recurso que facilita a entrega de informação para o usuário do Google, já que o buscador analisa o tipo de dispositivo utilizado para o acesso.

Agora que você entendeu a importância de um site responsivo, que tal investir nessa proposta? Veja outras dicas relevantes para o seu negócio seguindo nossa página no Facebook e Instagram.