Marketing

Empreender é fundamental para se obter êxito em qualquer segmento do mercado e para encurtar o caminho até o sucesso. Investir em divulgação e comunicação é simplesmente indispensável. Diante desse contexto, é muito importante conhecer as estratégias de marketing médico.

A garantia de uma comunicação clara e acessível colabora para o desenvolvimento de um elo de confiança, fundamental nesse segmento. Também aumenta a credibilidade e a visibilidade da organização no mercado.

Contudo, muitos empreendedores têm receio de investir em marketing para a área de saúde em razão dos inúmeros protocolos estabelecidos, limitações dos conselhos e ações que podem impactar diretamente no bem-estar das pessoas.

No entanto, adotando as ações certas dentro da ética, você pode fazer isso trazendo mais autoridade para a sua clínica ou consultório. Continue acompanhando este post e descubra como!

1. Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para se montar uma boa estratégia de marketing para a área de saúde é definir adequadamente qual é o seu público-alvo. Essa é uma forma de estipular quais são as características, expectativas, necessidades, anseios e demandas de boa parte de seus clientes em potencial.

Isso não quer dizer que você vá ignorar quem tem um perfil diferente, mas, sim, que suas ações terão um foco mais voltado para o público-alvo.

Uma boa forma de fazer isso é observar as fichas de cadastro e informações disponibilizadas em ferramentas, como Facebook Ads e Google Analytics, checando alguns fatores, como o local de moradia, idade média e o gênero predominante dessas pessoas.

Assim, você terá informações suficientes para construir uma comunicação mais eficaz e que, de fato, impacte o cliente por estar alinhada com as suas necessidades e o seu perfil.

2. Tenha um bom website

O website é o seu endereço na internet e um item imprescindível para quem deseja ter mais credibilidade e autoridade na área de saúde. Uma boa página virtual serve não apenas para fazer a sua divulgação, mas também para mostrar que você realmente é um profissional sério e respeitável.

Mas lembre-se: um bom site não é aquele considerado apenas “bonito”. É preciso que ele seja, acima de tudo, funcional! Para isso, deve possibilitar ao usuário uma navegação clara, para garantir que ele encontre de maneira rápida todas as informações necessárias.

Além de escolher um layout atraente, você deve colocar o máximo de informações úteis, de forma prática, neste local. É fundamental disponibilizar todas as formas de contato, como telefones, e-mail e a localização física da clínica ou consultório. Além disso, você pode divulgar todas as suas especialidades, estrutura, equipe e diferenciais competitivos.

3. Monte um blog interessante

Os blogs estão se tornando extremamente populares nos mais diversos ramos de atuação e, por conta disso, acabam sendo uma das melhores estratégias de marketing médico.

Disponibilizar conteúdos relevantes para o seu público pode ser considerada uma das melhores estratégias de marketing em longo prazo. Isso porque a intenção não se resume exclusivamente a concretizar uma venda, mas sim, nutrir e educar o seu cliente durante todo o seu processo de compra.

Os posts precisam chamar a atenção do público, de maneira que acabem tornando você não apenas uma referência no setor, mas também uma autoridade na sua especialidade. Esse modelo de estratégia possibilita que clientes sejam fidelizados, aumentando consideravelmente a participação de sua clínica ou consultório em seu mercado de atuação.

Gerar conteúdo também é uma estratégia de marketing para a área da saúde muito bem-vista pelos Conselhos profissionais, pois serve como veículo para a divulgação de informações científicas e para o esclarecimento de dúvidas da população.

4. Aposte nas redes sociais

É quase impossível empreender na área da saúde sem apostar no poder das redes sociais. Elas continuam crescendo no Brasil, e isso faz com que sejam um excelente local para que você se aproxime e estreite o relacionamento com o público-alvo.

Por meio dessas mídias, você pode aumentar o nível de qualidade dos atendimentos utilizando mensagens de chat, como SAC. Também pode solucionar dúvidas, compartilhar reportagens e publicar artigos sobre o seu segmento.

Aposte, ao menos, em uma boa fanpage no Facebook, um perfil no Instagram e, se você tiver facilidade, em um canal de vídeos no YouTube. Não se esqueça também do LinkedIn, que possibilita contatos profissionais entre possíveis parceiros de especialidades complementares.

5. Automatize sua comunicação

Por fim, chegamos à última estratégia de marketing para a área de saúde. A automatização da comunicação se refere ao processo de utilizar softwares e tecnologias para melhorar as tarefas de gestão, comunicação e relacionamento com clientes e fornecedores.

Para que o processo de automação da comunicação alcance resultados concretos, é preciso conhecer em detalhes todo o processo de atendimento, desde o primeiro contato até o último estágio.

Mas é preciso considerar que o fluxo de atendimento pode mudar de acordo com o tipo da clínica ou consultório. Tenha em mente os procedimentos que são utilizados no seu local de trabalho e analise as ferramentas disponíveis no mercado para buscar a solução mais alinhada ao seu negócio.

Um exemplo de processo de atendimento que pode ser considerado completo envolve:

  • agendamento de consultas, exames e retorno;
  • envio de lembretes;
  • lembretes informando cancelamentos em razão de urgências ocorridas;
  • resultados de exame;
  • envio de conteúdos relevantes para nutrir e educar clientes;
  • conteúdos promocionais e recomendações.

Por meio da automação da comunicação, é possível melhorar a produtividade dos profissionais e eliminar atividades que demandam muito tempo para serem executadas. Tudo isso gera tempo extra para a execução de um atendimento eficiente e de qualidade para seus clientes!

Dentre as principais ferramentas de automação, estão:

  • SMS/Whatsapp: boa alternativa para a confirmação de consultas e exames, pois deixa registrada a mensagem no celular;
  • e-mail: utilizado para mensagens mais longas, como a divulgação de novos conteúdos postados no blog, informe de promoções e recomendações após tratamentos e procedimentos;
  • redes sociais: principal ferramenta para a divulgação de campanhas digitais, colabora no atendimento dos clientes por meio de mensagens inbox, que podem funcionar como SAC;
  • aplicativos: com os aplicativos, todas as informações (agendamentos, SAC, resultados online e recomendações) podem estar consolidadas em uma mesma plataforma.

Existem diferentes ferramentas para automatizar a comunicação da clínica ou consultório. Portanto, analise seus clientes e tenha em mente seus objetivos e metas antes de definir a melhor opção.

Está pensando em implementar alguma estratégia de marketing para a área de saúde?  Então, entre em contato com a Agência GIP e conheça as nossas soluções!