Recentemente lançado, o Whatsapp Business é uma nova versão do app que tem como objetivo facilitar a comunicação de pequenas e médias empresas com seus clientes. Ele substituirá o uso de e-mails, por exemplo.
Alguns negócios já têm usado a solução, mas será que ela é a mais adequada para sua clínica ou consultório? Descubra:
Qual a diferença para o Whatsapp normal?
Com o Whatsapp Business é possível ter um perfil da empresa, com informações do negócio, site oficial, segmento de atuação, e-mail para contato e horário de funcionamento.
E mais: através dele é possível usar mensagens automatizadas e rápidas – garantindo a resposta ao cliente mesmo quando o seu consultório estiver fechado -, mensurar dados como o número de mensagens recebidas, entregues, enviadas, lidas, etc., filtrar os contatos com marcadores como “novo cliente” e ter a certificação de que esse é o contato do seu negócio, através de um selo de conta verificada.
Como isso ajudará minha clínica ou consultório?
Sabemos que o consumidor tem se tornado cada vez mais ativo, em busca de serviços personalizados e valorizando o atendimento.
Com esse novo recurso, será possível qualificar o atendimento da clínica, aproximando mais o seu negócio de seus clientes e possibilitando uma comunicação com mais credibilidade.
Será possível, também, avaliar o atendimento e comunicação da clínica a partir das estatísticas disponibilizadas pelo app.
Ao aprimorar o seu atendimento, você verá mais clientes se fidelizando e indicando a sua clínica, bem como verá uma otimização do contato para agendar consultas e tirar dúvidas, por exemplo.
E quais os requisitos técnicos para usar o Whatsapp Business?
Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para o sistema Android. Mas não se preocupe: provavelmente o iOS poderá contar com ele na próxima atualização.
Para quem possui Android, o Whatsapp requer que este esteja na versão 4.0.3 ou superior e que contenha um chip para receber o código de verificação para ativar a conta. Nossa sugestão é usar o chip que a sua clínica já utiliza como contato.
É importante ressaltar que na hora de fazer o cadastro para baixar, é preciso usar um número de telefone cadastrado no nome da clínica, pois o aplicativo só será liberado para pessoas jurídicas.
Essas e outras respostas para as principais dúvidas técnicas podem ser visualizadas no site da empresa.
Comece a usá-lo ainda hoje!
Quer começar a usar mas ainda não sabe como? Nós te ajudamos!
Inicialmente use-o para se comunicar apenas com seus atuais clientes, isso te ajudará a criar familiaridade com o app e seus recursos.
Evite usá-lo, de início, para atrair novos clientes, pois ainda compreende-se que o WhatsApp é um meio para conversar pessoas mais próximas e enviar mensagens de vendas por ele pode ser bem invasivo e negativo para o seu negócio – apenas faça isso se a pessoa estiver de acordo com esse contato.
O ideal é usar o app para ações de marketing – informar sobre consultas e novidades -, suporte para clientes – responder dúvidas e comunicação direta.
Separamos algumas dicas para te ajudar, confira:
1) Construa uma mensagem de saudação pensada de forma estratégica. Essa mensagem será enviada para a pessoa assim que ela entrar em contato com você. Ela deve gerar o máximo de engajamento, criando antecipação e demonstrando autoridade da clínica sobre sua área que atua.
2) Elabore respostas rápidas para as situações mais comuns de contato. Isso irá otimizar o tempo para responder. Mas lembre-se: evite respostas muito generalizadas ou iguais todo tempo, o cliente irá perceber e, para ele, o atendimento deve ser personalizado!
3) Inclua as informações da sua clínica como localização, horários e dias de atendimento. Isso irá garantir confiabilidade ao negócio e facilitará informações ao cliente.
E aí, o que achou? Ainda com dúvidas? Deixe nos comentários que te ajudaremos a pensar na melhor forma de usar esses recursos ao seu favor!!