Marketing

No segmento da saúde, a disputa por espaço está cada vez mais intensa, exigindo versatilidade para um bom posicionamento no mercado. É nesse ponto que o design institucional assume uma importância fundamental.

A boa prestação de serviços não é mais a única qualidade que uma clínica ou consultório necessita para atrair e manter sua clientela — embora seja a principal. Uma identidade visual alinhada ao perfil do público-alvo, bem estruturada, que tenha padrão e transmite com clareza seus valores, é um grande diferencial para o seu negócio.

Por isso, é muito importante saber traduzir esses valores. No post de hoje, você conhecerá algumas táticas que podem fortalecer e impulsionar sua marca, tornando-a atrativa e original!

Atente-se para o valor da marca

Algumas marcas se encontram tão enraizadas na mente do consumidor, que seu principal produto é imediatamente associado ao próprio logotipo, por exemplo, lâmina de barbear Gillette, amido de milho Maizena, copiadora Xerox, curativo adesivo Band-Aid etc.

Esse fenômeno acontece quando é feito um trabalho intenso de identificação do nome a uma qualidade específica do produto, tornando-o especial aos olhos do público e agregando um valor exclusivo.

Na área da saúde, as pessoas também buscam um nome consolidado, já associado a segurança e sucesso no tratamento. Em termos de saúde, a garantia de um resultado bem-sucedido é uma característica essencial.

Assim, você pode atribuir essas qualidades à sua marca observando detalhes básicos, como tipografia, cores, formatos e técnicas para promover um marketing competente.

Escolha cores e tipografia adequadas

As cores possuem um forte componente emocional, causando impacto ao observador. O entendimento da ideia e sensação que provocam é imediato — e isso é decisivo na escolha da paleta do logotipo e sua identidade visual.

Na saúde, as cores costumam sinalizar tranquilidade, aconchego, cura e outras sensações dessa natureza.

Da mesma forma, a tipografia segue padrões enxutos, com letras simples e de fácil leitura. Isso transmite o conceito de limpeza e clareza, facilitando a compreensão da mensagem tanto no próprio logotipo quanto nos textos que acompanham a sua identidade visual.

Portanto, um nome notável começa na fase de elaboração da marca, sua proposta e elementos de design institucional. Essas informações devem agregar à mensagem que o público deverá absorver.

Empregue os elementos de design institucional

A representação da imagem de uma empresa é realizada pelo conjunto de características que compõem sua identidade visual, comunicando o espírito da marca, seus valores, objetivo e missão.

No ramo da saúde, esses princípios devem demonstrar confiança, segurança, cuidado e outras qualidades relacionadas, assim como atributos que a organização agregue como um diferencial.

É importante realçar essas características na sua linguagem visual, investindo na fachada, papelaria, cartões de visita, folders, layout interno e publicidade no meio digital — como site, blog e redes sociais.

Aplique estratégias de marketing online

A presença digital já é prática rotineira e proporciona mecanismos muito eficientes para atrair clientes, empregando estratégias focadas em resultados, como o trabalho de produção de conteúdo, por exemplo.

A criação de conteúdo relevante, com bom embasamento científico, costuma atrair pessoas interessadas em esclarecer suas dúvidas sobre determinados sintomas, tratamentos, doenças ou prevenção — além de curiosidades, mitos e verdades, dicas de saúde e bem-estar.

É uma forma de atrair e manter um relacionamento com esse potencial cliente, passando credibilidade e confiança por meio de informações úteis, extraídas de fontes confiáveis, criando assim, uma fidelização no futuro.

O conteúdo deve estar disponível digitalmente no blog, redes sociais, e-mail marketing e outros portais de conteúdo, auxiliando a ampliação da rede de contatos e otimizando a presença digital da sua marca.

A importância do design institucional na saúde começa com a criação da marca e o alinhamento da identidade visual aos seus valores para, finalmente, chegar ao público de forma responsável, por meio de uma estratégia de marketing online ou offline bem articulada.

E, então? Gostou de saber mais sobre a importância da identidade visual para a área da saúde?

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