Nos dias de hoje, ninguém mais “entra na internet”, não é mesmo? As pessoas acordam e vão dormir conectadas, buscando na web soluções e informações para as mais variadas demandas de suas vidas. Ao buscarem por serviços de saúde não é diferente.
Daí a importância do marketing realizado de forma profissional e ética por quem atua na área, principalmente no ambiente digital. Entenda como o marketing pode beneficiar sua clínica, consultório ou imagem pessoal conferindo as vantagens a seguir.
Aumento de visibilidade
Foi-se o tempo em que as pessoas confiavam sua saúde apenas a indicações de familiares e amigos. De redes sociais a sites de busca, é prática comum recorrer à web para buscar profissionais e tratamentos de saúde.
Marcar presença nesses ambientes, portanto, é ampliar as possibilidades no campo de clientes potenciais. Vale lembrar que para as gerações mais recentes, “se não está na internet, não existe”.
Desenvolvimento de fidelidade
Se o marketing pode auxiliar com a captação de novos clientes, ele também é fundamental para fidelizar os pacientes atuais. O profissional que está constantemente se relacionando e entregando conteúdo para o seu público é sempre a primeira opção na mente do cliente quando surge a necessidade.
Se já é mais conveniente para os clientes terem um histórico com um só profissional, um marketing bem pensado é o empurrão que faltava rumo a clientes fiéis e recorrentes.
Conquista da credibilidade
Nada traz mais tranquilidade ao clientes que saber que está sendo tratado por quem é autoridade na sua área de atuação. Aliando informação, presença ampla e atualização, uma estratégia de marketing bem estruturada e integrada é o caminho certeiro para conquistar um dos aspectos mais delicados do paciente: sua confiança.
Construção de relacionamento
Quando o assunto é saúde, as emoções entram em jogo: o paciente sempre prioriza um serviço acolhedor e humano. Manter canais abertos e ágeis de comunicação e relacionamento com os clientes é estar próximo, ser acessível e mostrar preocupação com os clientes atuais e potenciais.
As pessoas já se relacionam com amigos, familiares, colegas de trabalho e empresas através de canais digitais. É natural que elas esperem o mesmo da sua relação com seus médicos, dentistas, e fisioterapeutas por exemplo.
Busca pela diferenciação
Com tantas opções de clínicas, consultórios e profissionais, como o público faz suas escolhas? Certamente a procura por estes critérios passará por uma boa pesquisa online. Fica fácil entender a importância do marketing neste contexto: formatos, mensagens e conteúdos relevantes e inovadores fazem toda a diferença.
Incentivo à indicação
O famoso marketing de referência encontrou versões mais modernas na internet. O hábito de compartilhar informações relevantes faz parte da rotina de todas as pessoas conectadas.
Uma presença online bem estruturada por parte do profissional da saúde facilita a vida do cliente satisfeito que quer indicá-lo para seus amigos e conhecidos.
Portanto, a importância do marketing na área da saúde passa pela conquista de novos clientes e vai além: ele é peça chave na construção da reputação e da imagem de clínicas, consultórios e profissionais.
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