Você deseja aumentar a visibilidade do seu consultório? Sabe que para isso é preciso apostar no mercado digital e que só assim será possível adquirir novos clientes? Então este é o seu lugar, pois aqui nós vamos falar sobre uma ferramenta fundamental para todo e qualquer tipo de organização que queira garantir sua presença online: o Google Meu Negócio.
Se você quer melhorar o posicionamento da sua empresa na internet, fortalecer a sua marca e consequentemente atrair mais clientes, não perca este artigo!
O que é o Google Meu Negócio?
Para começar, é importante compreender o que é o Google Meu Negócio. Basicamente essa solução se resume a uma plataforma para a divulgação de negócios na internet. Simples assim.
Um ponto interessante quanto a ela é que não existem custos envolvidos, ou seja, você terá o seu consultório ou clínica divulgado nos resultados de pesquisa do Google de forma gratuita!
E quais são as funções e funcionalidades dessa ferramenta?
No que diz respeito às funções, funcionalidades e aos recursos de um modo geral, podemos destacar:
- a localização do seu consultório no Google Maps, com a possibilidade de incluir um tour virtual pelo estabelecimento;
- informações de contato (e-mail, site, telefones, endereços etc.);
- horários de atendimento;
- fotos internas das dependências do seu consultório;
- comentários e avaliações dos clientes;
- dados que podem ser compartilhados nas redes sociais.
Essas informações serão de grande valor para quem estiver fazendo as pesquisas, seja devido à necessidade do serviço ou até mesmo à procura de parcerias, por exemplo.
Por sinal, os resultados de pesquisa do Google Meu Negócio poderão acontecer de 3 maneiras:
1. Quando especificada a localização com base no tipo de estabelecimento
Suponha que uma pessoa deseje sair de casa para jantar em uma churrascaria de outro bairro ou de outra cidade. Nesse caso, ao realizar uma pesquisa no Google ela buscará por “churrascarias + bairro/cidade em questão”. Feito isso, o Google mostrará apenas os resultados relativos a tal especificação.
2. Quando pesquisado o tipo de negócio sem a menção da localização
Nesse tipo de busca o Google levará em consideração a localização atual de quem está fazendo a pesquisa, baseando-se no sinal de GPS dos aparelhos. Isso vale para os desktops, notebooks, tablets e smartphones.
Ao digitar no campo de busca o termo “consultórios médicos ou odontológicos”, por exemplo, sem a localização, o Google apresentará os estabelecimentos mais próximos do “pesquisador”.
3. Quando detalhado o nome do seu consultório
E claro, há situações em que a pessoa procura pelo nome exato do negócio. Aqui os resultados serão exibidos com informações mais completas, expondo não apenas os dados básicos, mas também as avaliações dos clientes, horários de atendimento etc.
Por fim, tenha em mente que as “listas amarelas” que até pouco tempo eram utilizadas para encontrar um estabelecimento são coisas do passado. Nos dias de hoje é no Google que as pessoas procuram o que desejam encontrar, disso não há a menor dúvida.
O que você achou deste artigo sobre o Google Meu Negócio? Gostou? Então compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre o assunto!