Como deve ser a interação com clientes no Facebook? Embora a Inteligência Artificial tenha evoluído e proporcionado comodidades no atendimento aos clientes, a melhor escolha continua sendo a comunicação direta entre os profissionais da clínica e os usuários.
Diferentemente de outras áreas, a de saúde exige um contato mais humanizado, visto que isso agrega mais valor e confiança. Para aprofundar o assunto, separamos, no post de hoje, os principais motivos para sua clínica interagir diretamente com os seguidores no Facebook. Boa leitura!
Facebook: atendimento necessário!
Os seguidores e visitantes da sua página no Facebook esperam receber atendimento imediato, sejam eles clientes ou não. Sendo assim, não vale apenas ter uma página na rede social, é necessário que você dedique tempo para atender os usuários, de modo que ofereça uma experiência única de comunicação com a clínica.
Para isso, é preciso entender que é impossível prestar atendimento de qualidade apenas respondendo às principais inquietações dos seguidores; deve-se superar suas expectativas e gerar bom relacionamento. Isso é fundamental para que a clínica atraia mais clientes e aumente a fidelização.
Geração de relacionamento
Uma forma interessante de sua clínica ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes é prestar atendimento imediato, de qualidade e eficaz, o qual resolva as demandas dos seguidores. O desejo de aumentar a produtividade, porém, estimula a ideia de configurar robôs para gerarem respostas automáticas — o que não é aconselhável.
Os usuários preferem criar um relacionamento com pessoas cujo nome eles saibam, e com elas conversar antes e depois das consultas quando possível. Ainda que isso pareça pouco, os detalhes fazem a diferença para que seus clientes deem preferência à sua clínica.
Foco na personalização
Para que sua clínica gere relacionamentos de confiança, cada atendimento realizado no Facebook deve ser o mais personalizado possível. Ou seja, o profissional de saúde ou as secretárias devem estar preparadas para atender às principais solicitações dos usuários e ajudá-los a solucionar seus problemas.
Além disso, a interação entre seres humanos permite que a comunicação seja proativa. Nesse caso, quando os seguidores já são conhecidos, é possível antecipar suas demandas, sugerindo novas consultas ou tratamentos quando forem relevantes a eles.
Excelência no alcance da satisfação
A principal vantagem da interação humana entre a clínica e seus seguidores está na capacidade de os profissionais entenderem quando o usuário está satisfeito. Mesmo que os sistemas artificiais consigam estabelecer bons atendimentos, eles ainda não conseguem descobrir o nível de satisfação dos clientes após o suporte recebido.
Logo, num contato humanizado, as secretárias podem complementar, por telefone, caso necessário, o atendimento aos usuários, que se sentem mais bem assistidos. Além disso, elas são capazes de passar as informações com exatidão, e, se for preciso, contar com a ajuda de outros profissionais da clínica em casos mais complexos.
O foco da interação, portanto, não é a simples troca de informação, mas sim o cliente com suas dificuldades e expectativas.
Relação humanizada
Por fim, as clínicas devem evitar que a relação entre os profissionais e os seguidores se esfrie. As consequências são negativas: contatos podem ser perdidos, e o alcance da sua página pode ser menor.
Para evitar esse quadro, humanize tanto quanto for possível todo o processo que envolve os clientes em sua clínica, desde as ações de divulgação nas redes sociais até o atendimento pós-consulta. Mostre aos usuários que há profissionais que se importam com eles e pensam em seu bem-estar e felicidade.
Para tanto, responda aos comentários e dúvidas dos seguidores de maneira atenciosa e interessada, mesmo se for uma crítica negativa. Esforce-se para mostrar que a clínica deseja resolver o problema apontado por eles. Quando suas necessidades são ouvidas, os usuários sentem que fazem parte de uma relação que vai além da prestação de serviços.
Para que sua interação com clientes no Facebook seja eficaz, é essencial que você coloque as demandas deles como foco de seu atendimento. Por isso, pense sempre em estratégias para humanizar o tratamento que sua clínica fornece, evite as respostas prontas e faça com que eles tenham uma ótima experiência com todos os serviços prestados.
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