Empreender é fundamental para se obter êxito em qualquer segmento do mercado e, para encurtar o caminho para o sucesso, investir em divulgação e comunicação é simplesmente indispensável. Diante desse contexto, é muito importante conhecer as estratégias de marketing para a área da saúde.
Há alguns anos, esse tema suscitava alguma polêmica, pois os profissionais do ramo relutavam em fazer qualquer tipo de publicidade/propaganda devido as limitações dos conselhos. No entanto, adotando as ações certas dentro da ética, você pode fazer isso trazendo mais credibilidade e autoridade para a sua clínica ou consultório. Continue acompanhando este post e descubra como!
1. Defina o seu público-alvo
O primeiro passo para se montar uma boa estratégia de marketing para a área da saúde é definir adequadamente qual é o seu público-alvo. Essa é uma forma de estipular quais são as características, expectativas, necessidades, anseios e demandas de boa parte de seus pacientes em potencial.
Isso não quer dizer que você vá ignorar quem tem um perfil diferente, mas, sim, que suas ações terão um foco mais voltado para o público-alvo.
Uma boa forma de fazer isso é observando as fichas de cadastro e checando alguns fatores como o local de moradia, idade média e gênero predominante dessas pessoas. Assim, você torna sua comunicação mais eficaz.
2. Tenha um bom website
O website é o seu endereço na internet e também um item imprescindível para quem deseja ter mais credibilidade e autoridade na área de saúde. Uma boa página virtual serve não apenas para fazer a sua divulgação, mas também para mostrar que você realmente é um profissional sério e respeitável.
Além de escolher um layout sóbrio, você deve colocar o máximo de informações úteis nesse local. É fundamental disponibilizar todas as formas de contato, como telefones, e-mail e a localização física da clínica. Além disso, você pode divulgar todas as suas especialidades, estrutura, equipe e também os seus diferenciais competitivos.
3. Monte um blog interessante
Os blogs estão se tornando extremamente populares nos mais diversos ramos de atuação e, por conta disso, acabam sendo também uma das melhores estratégias de marketing para a área da saúde.
Eles são até bem-vistos pelos Conselhos profissionais, pois servem como veículo para a divulgação de informações científicas e esclarecimento de dúvidas da população.
Lembre-se de que é fundamental que você publique e compartilhe materiais relevantes sobre assuntos específicos de sua profissão e também de interesse geral. Os posts precisam chamar atenção do público, de maneira que isso acabe tornando você não apenas uma referência no setor, mas também uma autoridade na sua especialidade.
4. Aposte nas redes sociais
Por fim, é quase impossível empreender na área da saúde sem apostar no poder das redes sociais. Elas continuam crescendo no Brasil, e isso faz com que sejam um excelente local para que você se aproxime dos pacientes e estreite o seu relacionamento com o público-alvo.
Por meio dessas mídias, você pode solucionar dúvidas, compartilhar reportagens e publicar artigos sobre o seu segmento. Aposte, ao menos, em uma boa fanpage no Facebook, um perfil no Instagram e, se você tiver facilidade, em um canal de vídeos no YouTube. Não se esqueça também do LinkedIn, que possibilita fazer contatos profissionais entre possíveis parceiros de especialidades complementares.
Ficou interessando em investir em marketing para a área da saúde? Então entre em contato com a Agência GIP e conheça as nossas soluções!