Manter os clientes atuais é muito mais barato que conseguir novos, por isso fidelizar pacientes deve ser um pensamento vigente no seu atendimento. Eles devem perceber o valor que a sua clínica tem em comparação à concorrência.
Para os manter frequentadores fiéis, é preciso investir em qualidade e relacionamento, afinal, se eles tiverem uma boa impressão, certamente voltarão sabendo que o tratamento será o mesmo.
Veremos agora 5 dicas para que os clientes continuem frequentando a sua clínica e não sejam pegos pela concorrência.
1. Proporcione um bom ambiente na clínica
Para fidelizar pacientes, eles precisam estar em um local agradável, por isso deixe tudo sempre limpo e organizado. Você pode usar do marketing sensorial para desenvolver uma experiência prazerosa, seja na visão, olfato, audição, tato e até no paladar.
Além disso, todo o atendimento e as relações com os funcionários devem ser bem agradáveis, para deixar o cliente confortável e seguro de que será bem recebido. Por isso, invista no treinamento dos colaboradores e estabeleça padrões de conduta.
2. Ofereça um atendimento multicanal
O tempo de ter apenas um telefone e e-mail já passou. Agora as pessoas querem e devem entrar em contato de diversas maneiras com a clínica, com o uso de mensagens instantâneas e redes sociais.
O importante é saber quais meios são possíveis de serem implementados e deixar essas vias sempre disponíveis para o atendimento. Isso é necessário, pois aproxima sua clínica dos clientes e mostra que vocês estão sempre disponíveis para falar com eles.
3. Tenha um relacionamento com os seus pacientes
O atendimento e o tratamento não devem ser os únicos contatos da sua clínica com os pacientes. Então invista em uma comunicação no ambiente virtual, com posts em redes sociais, envio de newsletter, ou seja, informativos por e-mail e conteúdos publicados em um blog.
Seu negócio deve conversar e participar do ambiente social das pessoas. Isso, além de fazer ele ser lembrado e querido, ainda chama outros consumidores por meio da rede de contatos deles. Os posts de blog também são necessários porque dão autoridade e respeito na área.
4. Use ferramentas para melhorar a gestão dos dados
Ninguém gosta de ficar esperando ou, quando for atendido, ter que passar alguns minutos fornecendo informações todas as vezes. Por isso, invista em um sistema que otimize o atendimento para diminuir o tempo de espera e para deixar os clientes mais à vontade.
Existem diversos softwares de gestão, alguns mais específicos para o ramo de saúde e estética, que podem ser implementados. Com os clientes fiéis, esse tempo de atendimento deve ser ainda mais rápido e agradável.
5. Invista em formação e tecnologia
Na área de saúde e bem-estar, ter recursos tecnológicos disponíveis faz toda a diferença. Afinal, isso mostra que sua clínica dispõe dos tratamentos mais avançados e gera o valor adequado para fidelizar quem é atendido.
Então sempre é um bom investimento adquirir equipamentos e treinar os funcionários para saber lidar com eles. Mesmo que sejam apenas formas mais atualizadas de realizar certas operações. Não deixe que sua clínica fique muito defasada em relação à concorrência.
Para fidelizar pacientes é preciso que várias ações sejam implementadas — e elas valerão cada centavo. Esteja sempre disposto a se dedicar a cada pessoa que é atendida, tratando-a da melhor forma e proporcionando uma experiência única. Caso tenha alguma dificuldade nessa parte, procure auxílio de uma agência especializada: eles podem agilizar esse processo e garantir que tudo ocorra com confiança.
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