Você sabe como está a estratégia de marketing da sua clínica ou consultório? Embora muitos profissionais adotem práticas interessantes para gerar maior visibilidade à marca, nem todos sabem como avaliar os resultados da clínica. Dessa forma, eles terão maior dificuldade em revisar suas práticas e atrair mais clientes.
Para que não tenha essa dificuldade, neste post, você entenderá qual é a importância da análise de desempenho e as melhores métricas para que sua clínica possa avaliar as suas estratégias.
Boa leitura!
A importância de analisar o desempenho da sua estratégia
Tão importante quanto adotar as melhores estratégias para divulgar sua clínica ou consultório é acompanhar como as ações empregadas estão contribuindo para o crescimento do número de clientes e do faturamento da clínica.
Dessa forma, será mais fácil rever algumas das estratégias e otimizar práticas para que mais pessoas façam consultas ou tratamentos no consultório e sejam fidelizadas, voltando para repetir ou fazer novos procedimentos e indicando para seus amigos e parentes.
As principais métricas para a análise
Para compreender se sua estratégia está atraindo ainda mais clientes e gerando lucro, é interessante analisar as métricas mais importantes. Veja algumas delas!
Quantidade de novos clientes
Um dos principais objetivos das clínicas e consultórios é aumentar o número de clientes. Sendo assim, a métrica permite que você avalie o potencial das suas estratégias em atrair pessoas que não conheciam a marca ou não tinham feito alguma consulta ou tratamento.
Tratamentos realizados
Além de atrair pessoas, é tarefa do marketing ajudá-lo a fazer com que os clientes façam mais procedimentos no seu estabelecimento. Esse indicador, assim, medirá o quanto você tem conseguido convencê-los da necessidade de fazer tratamentos mais complexos ou procedimentos com profissionais de variadas áreas.
Taxa de retorno de clientes
Outro ponto importante é fidelizar seus clientes. Dessa forma, mesmo após o procedimento inicial ter sido finalizado, sua clínica os atrairá para novas consultas ou tratamentos, aumentando o ciclo de vida de cada usuário no seu estabelecimento.
Para que isso aconteça, é necessário que haja uma sinergia entre o marketing e os profissionais da clínica. Logo, a taxa de retorno medirá o quanto seu negócio tem impressionado os clientes, a ponto de voltarem para um novo atendimento.
Procedimentos mais executados
Entender quais são os procedimentos mais realizados também é uma avaliação útil. Por um lado, você saberá o que está atraindo mais clientes. Assim, será possível maximizar ainda mais os resultados para essa área. Por outro, você poderá repensar as estratégias para que tenha, também, bons resultados.
Faturamento total
O faturamento total avaliará se o lucro que a clínica apresentou representa modificações positivas ou negativas após a adoção das estratégias. Dessa forma, você terá os primeiros sinais do quanto tem valido a pena usar o marketing para atrair mais clientes.
ROI (Retorno sobre o Investimento)
Por fim, estude utilizar o ROI. Com ele, você saberá qual é o retorno que tem obtido com a adoção do marketing digital. Para calculá-lo, use a seguinte fórmula:
ROI = (Receita – Custo/Custo) x 100
Utilize, no custo, todos os gastos diretos e indiretos com suas campanhas de marketing digital, desde a contratação de possíveis freelancers e funcionários até a terceirização de uma agência.
O valor obtido será um percentual que indicará o quanto você teve de lucro. Por exemplo: uma determinada clínica teve 400% de retorno sobre o investimento. Sendo assim, pode-se dizer que, a cada 1 real investido, 4 reais voltaram para a clínica em lucro.
Como você viu, avaliar os resultados da clínica permite que você melhore sua estratégia e adote novas medidas para otimizar os bons resultados, gerando, assim, mais clientes e melhorando a experiência do usuário com sua marca.
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