Dentro da área da saúde, de maneira geral, existe a crença de que o paciente apenas quer ter seus problemas resolvidos, sem pensar muito na pessoa que fará o atendimento.
No entanto, em uma clínica ou em um consultório, quem define o profissional responsável pela consulta é o paciente. Essa é uma premissa importante: quando estamos em ambientes de atendimento particular, o paciente chega até nós em razão de uma escolha, e não apenas por urgência.
Mas se pensarmos de maneira objetiva a respeito disso, perceberemos que raros são os pacientes que têm algum conhecimento técnico sobre a área da saúde.
Ou seja, poucas pessoas podem inferir algo sobre o trabalho que está sendo feito. Isso significa que a escolha do profissional não se dá somente pela sua técnica, mas, principalmente, pela sua habilidade interpessoal.
Nesse caso, além de entender que são os pacientes que escolhem o profissional, as pessoas que atuam na área da saúde precisam encontrar formas de garantir a vinda deles. O caminho mais seguro, então, é dar uma atenção especial à recepção do estabelecimento.
Pensando nisso, nós separamos as 6 melhores dicas para que você possa melhorar o atendimento em seu consultório. Acompanhe!
1. Invista em treinamento pessoal
Para oferecer um bom atendimento, é necessário, primeiramente, que o profissional saiba o que é essa prática e como conduzi-la.
Os cursos e treinamentos que são ofertados para a área de atendimento ao cliente são uma opção atrativa para ter uma melhoria no serviço ofertado no consultório.
2. Estipule métricas de atendimento
É necessário ter objetivos para que seja possível melhorar o atendimento. Estipule métricas, como, por exemplo, reduzir o tempo médio de atendimento, resolver o problema do paciente na primeira ligação e reduzir o número de reclamações. O importante é estipular o que precisa ser melhorado e trabalhar nisso.
3. Acompanhar os resultados obtidos
Não adianta estabelecer métricas e não acompanhar as mudanças dentro do consultório.
Toda ação feita precisa ser seguida de acompanhamento e avaliação. Para isso, pode ser usado algum questionário de satisfação do cliente, observação quanto ao número e teor das reclamações e listagem de aumento ou redução de indicações, por exemplo.
4. Use a tecnologia a favor do consultório
Um site fluido, bem montado e com todas as informações pertinentes a seus pacientes (horário de funcionamento do consultório, convênios aceitos, tratamentos disponíveis) pode melhorar o atendimento.
Com as informações na ponta dos dedos, as pessoas não precisam ligar para a clínica e ficar na espera do telefone apenas para perguntar uma informação que poderia ser passada por outros meios.
5. Melhore o atendimento utilizando a humanização
Atualmente, existe uma linha de atendimento ao cliente que é focada na humanização da relação.
Ela consiste no fato de valorizar a pessoa e focar a atenção na conversa, não na doença. Uma atitude simples, como perguntar sobre os filhos do paciente, gera a sensação de afeto e, no ponto de vista da pessoa atendida, ela se sente lembrada e importante.
6. Faça do seu consultório um ambiente humanizado
Atualmente, não falamos apenas na humanização do atendimento, mas também na humanização dos ambientes.
É possível tornar um ambiente mais aconchegante e agradável para o paciente a partir de pequenas medidas. Por exemplo, é possível utilizar cadeiras que são mais cômodas para as pessoas sentarem e colocar flores no recinto para criar uma sensação de cuidado.
Por fim, entenda que melhorar o atendimento é uma medida de gestão que requer atenção a todo momento. É preciso estabelecer as mudanças necessárias e acompanhar a mudança para apontar se é válido ou não permanecer no caminho escolhido.
Ainda, lembre-se de que o atendimento tem se tornado cada vez mais o principal fator de atração de pessoas, não apenas na área da saúde, mas em todos os meios. Esse é um movimento do marketing ao redor do mundo.
Nesse sentido, existe o foco no aprimoramento da experiência do paciente e, consequentemente, maior exigência das pessoas com relação ao atendimento.