Você já ouviu falar nos 6 Ps do marketing? Esse conceito vem sendo cada vez mais utilizado nos consultórios e nas clínicas para nortear os estrategistas de marketing sobre aquilo que deve ou não ser feito para atrair novos clientes.
Se você ainda não sabe quais são os 6 Ps do marketing, não se preocupe! Elaboramos uma lista explicando cada um deles. Continue a leitura e confira!
1. Pessoas
O primeiro P do marketing está relacionado as pessoas. São os colaboradores da sua clínica que interagem com os seus clientes. É por isso que médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, secretárias, recepcionistas e todos os profissionais que fazem parte de uma clínica ou de um consultório precisam estar bem preparados para receber os clientes.
Segundo o autor, consultor e palestrante Simon Sinek: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”
Além disso, é preciso desenvolver estratégias, como o endomarketing e a comunicação interna, tendo como objetivo o engajamento e a sinergia entre as equipes. Um funcionário motivado pode produzir mais do que dois funcionários desmotivados.
2. Produto
O primeiro passo para fazer a gestão de produto em uma clínica ou em um consultório é contabilizando as diferentes receitas que são geradas pelo estabelecimento. Somente assim você saberá quais são os serviços que mais geram lucro e poderá apostar neles nas suas estratégias de divulgação para lucrar mais.
No caso de você atender especialidades como a ortodontia e implantes, a título de exemplo, pode verificar qual das modalidades é mais rentável para o consultório ou para a clínica. O mesmo raciocínio vale para pagamentos de procedimentos de maneira particular ou por intermédio de um plano de saúde.
3. Praça
A localização do seu consultório ou da sua clínica também é importante para o marketing. É essencial que o estabelecimento esteja localizado em uma área de fácil acesso e também que seja facilmente localizado pelas pessoas. Outro ponto importante sobre a praça é a arquitetura e a decoração do local, pois, influenciam completamente na percepção que o cliente terá dos seus serviços. O ambiente deve ser humanizado para que o cliente tenha uma experiência positiva.
Além disso, o espaço deve ser adaptado para receber todas as pessoas, como deficientes físicos e cadeirantes.
Vale ressaltar ainda a importância de consultar a legislação da sua cidade sobre especificações da localidade no que se refere à colocação de placas, exigências de órgãos como a vigilância sanitária e o corpo de bombeiros etc.
4. Preço
É importante que os profissionais de saúde tenham consciência de que, para obter sucesso e poder praticar um preço que justifique a qualidade do trabalho oferecido, deve-se fazer com que o cliente consiga observar os pontos positivos da sua clínica ou do seu consultório.
Ao definir preços deve-se levar em consideração os aspectos psicológicos do cliente, ou seja, o bom atendimento, a humanização dos processos, atenção, conforto, respeito etc. Não recomenda-se, portanto, aumentar o valor de uma consulta ou de um procedimento sem antes oferecer um valor agregado.
5. Promoção
Ao falar em promoção, deve-se ter em mente a diferença entre propaganda e publicidade. A primeira delas está relacionada à mídia paga, como anúncios em emissoras de rádio, jornais etc., enquanto a segunda é gratuita, representando algo que se torna público, o boca a boca por exemplo.
As pessoas não gostam de receber anúncios invasivos e interruptivos, por isso investir em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e relacionamento via mídias sociais pode gerar mais resultados do que gastar altos valores na compra de anúncios em veículos de comunicação tradicionais.
6. Posicionamento
Uma pessoa tem necessidades, desejos e expectativas diferentes em relação a um produto ou serviços em momentos diferentes ao longo da sua vida.
Fazendo a segmentação do mercado, poderemos escolher o nicho de nosso interesse, geralmente aquele pelo qual nos especializamos.
Quando fazemos a segmentação, nos tornamos mais fortes, ficando mais fácil gerar clientes muito satisfeitos com os nossos serviços.
Depois de definido o meu segmento, devo fazer a seguinte pergunta: como o meu público-alvo me percebe? Essa percepção chama-se Posicionamento.
É importante que você veja os 6 Ps do marketing como uma estratégia que precisa ser implantada no planejamento estratégico da sua clínica ou do seu consultório, pois somente assim você obterá o sucesso desejado.
Quer continuar aprendendo sobre como alavancar o seu negócio? Recomendamos então a leitura de nosso artigo que fala sobre marketing digital para a área da saúde!