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O pós-venda é uma parte importante e fundamental para o sucesso de uma clínica ou consultório, assim como em qualquer empresa. Essa questão nunca deve ser deixada de lado e merece atenção tanto quanto a conclusão de um tratamento.

Além de criar e manter uma relação sólida e de confiança entre paciente e médico, o pós-venda também auxilia nos pontos fracos e fortes do seu consultório ou da sua clínica, tendo como base o feedback do paciente.

Um ponto importante para ter um bom retorno de seus clientes é o atendimento, desde o início até o fim do tratamento, para que eles se sintam “em casa” e satisfeitos com o serviço prestado. Além disso, é importante deixar claro para o seu consumidor como funcionará todo o tratamento. Por exemplo: se tiver etapas, deixe isso claro, para não gerar dúvidas e uma possível insatisfação durante o trabalho. A boa facilidade de comunicação com a sua clínica e uma assistência em caso de dúvidas ou imprevistos durante o atendimento é fundamental para o paciente se sentir bem atendido e satisfeito com o trabalho prestado por sua equipe.

Assim, podemos dizer que o pós-venda tem como objetivo principal manter o cliente satisfeito com o serviço prestado por sua clínica ou consultório e garantir uma boa relação de confiança com o seu público — por meio de um bom atendimento, um bom tratamento e solução para o problema daqueles que optaram pelo seu serviço.

Sua aplicação pode ser feita de várias maneiras, sendo uma delas, a pesquisa, que dá liberdade para o seu paciente falar sobre sua experiência com o seu consultório e seu nível de satisfação com toda a equipe, desde a venda até a finalização do serviço. Essa pesquisa pode ser feita com perguntas fechadas e também com perguntas abertas, para a pessoa deixar sua opinião. A forma mais rápida e mais usada é com perguntas fechadas, que é mais simples de ser respondida e não toma muito tempo do consumidor, sendo também mais fácil de tabular e com um resultado mais preciso.

Mas não é só isso! Além de saber a satisfação do cliente com o seu atendimento e serviço prestado, o pós-venda também ajuda e ver quais são os pontos fortes de sua clínica ou consultório e quais são os pontos que devem ser melhorados. Sem contar que ele permite também um melhor entrosamento de sua equipe, seja com informações sobre os clientes e até mesmo um melhor atendimento, ou então para mandar uma lembrança de aniversário ou saber como a pessoa está após um tratamento realizado.

Um ponto importante que também merece atenção e cuidado é saber como receber crítica. Se caso acontecer em algum feedback vindo de seus pacientes, é importante entender o problema que gerou a insatisfação e procurar sua origem, sempre procurando formas de minimizá-lo, para evitar uma outra crítica de um novo consumidor. Para isso, também é importante entender quais são as expectativas de seus clientes no início de tudo, na hora da venda.

Portanto, após receber um feedback positivo ou negativo, é importante dar um retorno — sem usar a emoção do momento —, respondendo com calma e atenção, para que, se for algo negativo, ele possa ver que foi uma crítica construtiva e que sua equipe vai procurar melhorar naquele ponto. É sempre importante agradecer a opinião do cliente e jamais evite uma crítica, mesmo que não concorde com ela.

O que acha? Será que o pós-venda da sua clínica ou consultório é bem estruturada?

Se você ficou interessado ou deseja tirar alguma dúvida sobre o seu marketing, entre em contato conosco!