Conhecido como Personal Branding, pode até parecer um pouco complexo entender o que é o Marketing Pessoal. No entanto, ele nada mais é do que um conjunto de estratégias de comunicação que têm como premissa a frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Ou seja, de forma planejada, trata-se do trabalho comunicacional para atribuir valor à sua imagem pessoal como profissional de saúde.
Nele, a marca a ser trabalhada será sua própria imagem e, para isso, elaboram-se uma série de ações que terão como objetivo principal te consolidar em meio aos seus concorrentes, agregando valor ao seu trabalho.
Existem várias formas de se aplicar o Marketing Pessoal e, dentre elas, a mais comum é por meio das redes sociais. Devido ao aumento no consumo de conteúdo nessa mídia, canais como Facebook e Instagram se tornaram a verdadeira “menina dos olhos” para quem sabe e quer aplicar as estratégias de forma correta.
Quer saber como colocá-lo em prática? Nós te ajudamos!
Como fazer Marketing Pessoal nas redes sociais?
Para profissionais da área de saúde, é notável o uso do Instagram como a rede social para trabalhar o Marketing Pessoal. Isso porque a plataforma é mais visual e dinâmica do que o Facebook e, geralmente, conta com um público mais jovem e mais propenso ao engajamento.
Ainda está achando muito complexo? Calma! Listamos 05 dicas bem simples, mas capazes de dar o start que você precisa para sua imagem pessoal, confira:
Vamos aplicar o Personal Branding no seu Instagram?
Dica #1: Crie uma conta comercial
O Instagram disponibiliza alguns recursos para contas de negócios que permitem estimular a tomada de ação de seus seguidores — botões para entrar em contato no perfil e o “veja mais” no stories, por exemplo — e mensurar informações que identifiquem quais postagem geram os melhores resultados para suas estratégias.
O que? Sua conta ainda não é comercial? 😮 Então vamos lá!
Adequar a esse recurso é bem simples:
- Acesse sua conta no Instagram e, na tela inicial, clique em “Perfil”.
- Em “Perfil”, selecione o ícone de opções, no canto superior direito e, na parte inferior, clique em “Configurações”.
- Em seguida, clique em “Mudar para conta comercial”.
- Você será redirecionado para as telas de criação de conta comercial. Clique em “Criar uma nova conta” e preencha as informações solicitadas.
- Pronto! A partir de agora você poderá acompanhar as métricas de todas suas postagens \o/.
Caso depois você não queira manter o perfil comercial, sem problemas, basta acessar as configurações e reverter para conta pessoal.
Dica #2: Demonstre seu conhecimento em sua especialidade
Um dos maiores alicerces para o trabalhar sua marca pessoal é a autoridade. Nela, é extremamente importante que você mostre que domina muito bem sobre a sua especialidade com conteúdos que informem sobre o assunto, faça análises, registre suas participações em congressos, etc.
Mas, lembre-se, é preciso respeitar as limitações do seu conselho e fugir de conteúdos sensacionalistas.
Aproveite sua audiência para conscientizar e informá-los sobre assuntos relacionados ao seu segmento.
Dica #3: Estimule o engajamento de seus seguidores
Para trabalhar o marketing pessoal corretamente, é preciso criar um relacionamento com seus seguidores. Responder dúvidas, mostrar os bastidores e o dia a dia da clínica, questionar sobre determinado assunto relacionado aos seus serviços, pedir opiniões, fazer enquetes, etc. são formas eficazes de estimular o engajamento e de se aproximar de seu público.
No Instagram, o stories é o seu maior aliado para esse engajamento. Criar enquetes, disponibilizar o “perguntas” e postar com frequência o dia a dia, mostrando até mesmo pacientes — com o consentimento deles, claro — são formas simples que você pode colocar em prática ainda hoje!
Mas, cuidado! Não exceda em conteúdo com o mesmo tema como, por exemplo, vídeos ou imagens com a estrutura da sua clínica ou consultório. Precisamos compreender que a cada dia que passa, as redes sociais estão ficando mais saturadas de conteúdo e, se repetitivo, o seu perfil pode ser silenciado ou não bem recebido pela sua audiência.
Dica #4: Cuide da sua imagem
Se exceder com sua exposição pessoal pode ser bem negativo. Isso porque, ao trabalhar com serviços de saúde, é preciso reforçar alguns atributos que são tidos como valores para estimular a sua credibilidade e confiabilidade com seus pacientes.
Evite aparecer com trajes inapropriados ou publicar situações muito pessoais e que possam ser vistas como controversas ou polêmicas — sabemos que, como qualquer pessoa comum, você possui momentos de descontração, mas isso pode ser visto de forma negativa por seus potenciais clientes.
Imagine, por exemplo, um médico responsável por reeducação alimentar postar, com frequência, o consumo de alimentos gordurosos. Isso seria um pouco estranho para o que ele defende aos seus pacientes, não é mesmo?!
Dica #5: Mantenha o seu feed atualizado
As estratégias para fortalecer sua marca no digital só serão eficientes se forem atualizadas e constantes.
Se não houver regularidade ou identidade visual, por exemplo, fica difícil conquistar o engajamento de seus seguidores.
Manter posts falando sobre novos procedimentos estéticos para dermatologistas e cirurgiões plásticos, por exemplo, ou então odontologistas mostrando novos materiais para tratamentos dentários, tanto por vídeos quanto por imagens, são ótimas formas de manter o conteúdo atualizado.
Já, para manter uma constância, o ideal é criar um planejamento, sempre coerente com os seus objetivos. Se você precisa valorizar seu serviço, fale de seu conhecimento com relação aos procedimentos que oferece. Agora, se você deseja mostrar autoridade no assunto, registre suas especializações, caso dê cursos, divulgue-os, ou então disserte sobre técnicas e mitos relacionados à sua especialidade.
Já podemos dar os primeiros passos, não é mesmo? Comece agora a mesmo a trabalhar sua imagem pessoal, principalmente gravando vídeos!! Para isso, conte também com as orientações de vídeos em nosso ebook “Vídeos podem aumentar o lucro da sua clínica”, basta clicar no banner abaixo e fazer seu download!