Gestão e Mercado

Com certeza, você já teve uma experiência bem positiva com um restaurante, por exemplo. E isso não envolveu apenas a comida do local, mas também o atendimento, os benefícios e o relacionamento contínuo do estabelecimento com você. 

É provável que, por causa desse conjunto de fatores, você tenha dado preferência várias vezes a esse mesmo restaurante, além de fazer indicações para familiares e amigos, não é mesmo?

Isso é marketing de relacionamento! São relações criadas de forma que os seus clientes mantenham a preferência pelo seu consultório ou clínica, com ações que visam conquistar e fidelizar clientes e, consequentemente, fazer com que se tornem defensores e divulgadores do seu negócio. 

Pensando nisso, a seguir vamos mostrar algumas dicas de como se relacionar com os clientes pessoalmente e no ambiente digital visando ao marketing de relacionamento. Continue a leitura! 

Redes sociais 

Todos os dias, milhares de pessoas se conectam nas redes sociais. Para se ter uma ideia do alcance dessas ferramentas, o Facebook já conta com dois bilhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento divulgado pela empresa. 

E o mais interessante é que essas plataformas possibilitam que você se aproxime de forma mais efetiva do cliente, pois consegue entender suas preferências e necessidades, facilitando esse processo.

Veja algumas dicas de como fazer o marketing de relacionamento nas redes sociais: 

  • produza conteúdos interessantes e úteis para os seus clientes. Se você é dentista, por exemplo, pode publicar dicas de higiene bucal, procedimentos estéticos, dar entrevistas sobre as novidades do mercado etc.;
  • responda sempre a todos os comentários. A dúvida de algum usuário específico pode ser também o questionamento de outros clientes; 
  • não apague os comentários de críticas. Essa é a oportunidade de você solucionar o problema do cliente e mostrar para o público a preocupação com a satisfação de todos; 
  • seja profissional! A internet permite certa informalidade e isso até ajuda na aproximação, mas evite gírias e esteja atento à ortografia.

Atendimento 

Invista no atendimento mais humanizado. Suponhamos que você seja médico — é natural que a maioria dos clientes esteja passando por problemas e naturalmente estão mais fragilizados.

Esse relacionamento profissional x cliente faz toda a diferença. Passe a impressão de que o seu consultório é um ambiente acolhedor, fazendo com que ele se sinta mais confortável. Afinal, nem sempre é um local onde as pessoas se sentem à vontade. 

É importante destacar que o atendimento começa desde a marcação de uma consulta. Portanto, toda a equipe (secretária, manobrista, recepcionista etc.) deve estar alinhada e bem treinada com as políticas do consultório ou clínica para dispor de um atendimento de qualidade. 

Depois do atendimento, é fundamental alimentar o relacionamento. Tire um tempo para conversar com os seus pacientes no consultório. 

Além disso, envie mensagens em datas especiais, como aniversário, Natal, dia das mães. Se os cartões forem enviados de forma impressa, vale a pena assinar individualmente para mostrar o cuidado que você tem com cada cliente. 

Pesquisas de satisfação 

As pesquisas de satisfação ajudam a reforçar a sensação de proximidade com o cliente, mostrando que a opinião dele é muito importante para o seu consultório ou clínica. 

Sem contar que é uma boa maneira de entender os problemas que podem estar ocorrendo, como tempo de espera, agendamento de consultas, atendimento do profissional, limpeza, entre outras questões importantes. 

Você pode realizar essa pesquisa de duas formas: conversar com o seu cliente logo após a consulta e ouvir diretamente os elogios, críticas e sugestões ou fazer isso de forma automatizada, distribuindo formulários na sala de espera ou enviando e-mails de pesquisa com formulários desenvolvidos no Google Form por exemplo. 

Viu como não é tão difícil assim fazer o marketing de relacionamento? São ações simples que fazem toda a diferença na satisfação de um cliente.

Isso sem falar que essas boas práticas fazem com que os clientes realizem a boa e velha propaganda boca a boca, levando mais pessoas para o seu consultório.

Tem mais alguma dica sobre marketing de relacionamento? Faça um comentário e compartilhe conosco! 😉