Marketing Digital

O marketing digital é um recurso de que todos os negócios podem tirar proveito — e isso se aplica também aos consultórios. Para atrair clientes com essa estratégia, é necessário saber alguns conceitos básicos, como o que são leads e de que forma atraí-los.

Essa concepção, assim como a persona, mudou a forma como empresários e profissionais enxergam os clientes. Agora, é possível compreender os comportamentos dos consumidores e saber as melhores maneiras de conquistá-los.

Veremos, a seguir, o que é essa definição e como pode ajudar o seu negócio!

O que são leads e qual a importância deles?

Eles significam potenciais clientes que demonstraram interesse em um produto ou serviço.

Contudo, para ser considerado lead, o usuário precisa tomar uma ação que o leve a deixar alguma informação de contato, como baixar um e-book, preencher um formulário ou solicitar um orçamento.

Desse modo, é possível nutri-lo com materiais até que ele decida pelo seu consultório. A intenção é conduzi-lo no funil de vendas para que ele se torne, de fato, um cliente.

Atrair e gerenciar leads é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Para um consultório, é a diferença entre esperar as pessoas tomarem uma atitude e trazê-las ao negócio.

Quais as principais formas de atrair os leads?

Em todo conteúdo divulgado pelo consultório, deve haver um “call to action” ou chamada para ação — uma frase para incentivar o cadastro de informações por meio de uma recompensa, como baixar um material ou ganhar um benefício.

Alguns formatos encaixam melhor em diferentes estágios do funil de vendas, mas, para atrair leads, é preciso fazer alguns outros esforços.

Crie uma persona

Esse é um perfil semifictício para personificar o cliente ideal e é mais específico e evidente que a ideia de público-alvo. A persona deve ter nome, profissão, hobbies, necessidades e desejos, entre outros dados relevantes para seu negócio. Assim, é possível ter uma noção clara de com quem você está falando.

Além disso, ela pode ser formada por meio de entrevistas com clientes, questionários, pesquisas de mercado etc.

Ofereça conteúdos relevantes

Com a persona definida, você saberá os canais de comunicação mais indicados para falar com ela e quais os assuntos que têm valor para atrair seu interesse.

Para o topo do funil, podem ser produzidas postagens no blog e nas redes sociais, em tamanhos reduzidos. Já para o meio e o fundo, são necessários materiais mais detalhados, como:

  • e-books (livros virtuais com conteúdo aprofundado);
  • whitepapers (documentos mais técnicos, com conceitos e soluções de um problema);
  • webinars (palestras on-line com perguntas e respostas respondidas ao vivo).

Lembre-se de que esses conteúdos devem ter valor real para a persona e despertar o interesse por mais conhecimento. Assim, você se torna uma fonte de referência na área e isso gerará credibilidade, que será revertida em muitos leads.

Seja encontrado nas buscas

Invista em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou, em português, otimização para motores de busca. Elas são técnicas para melhorar a posição do seu site nos buscadores, como o Google.

Esse ranking de pesquisa é muito importante para gerar leads, pois seu conteúdo deve estar acessível para ser encontrado. Afinal, poucas pessoas vão além da primeira página dos resultados.

O SEO envolve melhoramentos na estrutura do site, uso de palavras-chave, backlinks e muitos outros aspectos que são levados em conta pelos buscadores.

Faça landing pages

Para conseguir os contatos por meio da oferta de conteúdos exclusivos, benefícios ou outras propostas, essa é uma estratégia que será muito útil.

As pessoas podem chegar às landing pages por diferentes canais, como redes sociais, buscas ou CTAs. Elas contêm a oferta prometida, que pode ser obtida por meio da inserção de alguns dados pessoais, como nome e e-mail. Cada cadastro significa um lead, ou seja, uma oportunidade de negócio.

Gestores e donos de consultórios ou clínicas podem aumentar bastante a sua base de clientes, sabendo o que são leads e como atraí-los com eficiência. Além disso, é preciso conhecer alguns outros conceitos que complementam esse trabalho, então, continue se informando sobre as noções e os benefícios do marketing digital.

Agora que você sabe o que é lead, conheça o Inbound Marketing e consiga mais clientes com ele! Vamos lá!