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A identificação do público de um negócio é uma etapa primordial na construção de qualquer estratégia. Cada nicho de mercado tem características e necessidades diferentes. Então, para ser eficiente e conseguir aproveitar todas as oportunidades, é preciso conhecer para quem você quer vender. Nesse sentido, é muito importante saber o que é persona e quais são as diferenças para o público-alvo.

No post de hoje vamos identificar esse conceito para que você possa criar estratégias eficientes. Boa leitura!

O que é público-alvo?

Antes de explicarmos o que é persona, vamos falar do conceito de público-alvo. Ele representa o nicho de mercado em que você quer atuar, ou seja, para quem você quer vender.

O público-alvo é uma definição geral, com características como localidade, situação financeira e interesses. Pensando objetivamente, você identifica o grupo de pessoas que pode ter interesse e acesso às soluções que você deseja oferecer.

Como exemplo, imagine uma clínica odontológica. Como o atendimento é presencial, o público-alvo de cada clínica é limitado pela região. Então, não faz sentido criar estratégias que atinjam pessoas de localidades muito distantes, salvo para franquias que desejam reforço de marca.

Além disso, deve-se observar o local onde ela está ou será instalada, de acordo com as características socioeconômicas da população.

O que é persona?

Persona é um personagem semifictício, criado a partir de dados de pesquisas reais com o público-alvo. São definidas características pessoais, nível de conhecimento, profissão, comportamentos, necessidades e objetivos. É a personificação do seu cliente ideal.

A razão de definir a persona é agregar dados relevantes para a criação de estratégias. Afinal, é mais fácil criar um plano de ação voltado para uma pessoa do que para um grupo extenso, com características diferentes.

Continuando com nosso exemplo da clínica odontológica, o público-alvo já foi definido. Agora, dentro desse grupo, quais são os clientes ideais? Eles podem ser mulheres, de 30 a 40 anos, que buscam um sorriso perfeito para melhorar a autoestima e qualidade de vida. Essas informações são mais específicas e permitem a criação de estratégias eficientes.

Para que você entenda melhor o que é persona e a diferença entre o público-alvo, confira nosso próximo tópico:

As diferenças entre persona e público-alvo

1. Grupo de pessoas x indivíduo

O público-alvo de uma empresa pode ser um grupo com grande quantidade de pessoas. Todos os indivíduos que podem ter interesse e condição de obter as soluções fazem parte desse conjunto.

Já a persona se baseia em um indivíduo: seu cliente ideal!

2. Observação x pesquisa

Definir o público-alvo é bem mais fácil. Primeiro, é preciso entender as limitações que o seu negócio apresenta. Se é um empreendimento local, seu público está limitado à região. Se é uma solução com preço mais alto, a situação socioeconômica também pode ser limitadora. Porém, com observação é possível identificar essas informações e definir o público-alvo.

Já a persona é mais complexa. Ela deve ser criada com base em pesquisas com seu público real. Procura-se padrões para se chegar à conclusão. É uma análise mais profunda, mas que traz dados mais relevantes.

3. Negócio x relacionamento

O tratamento com o público-alvo é generalista. Não se trata de um indivíduo, e sim de um grupo. O contato com os possíveis clientes é feito de forma padronizada. Então, o seu grupo de consumidores representa negócios.

Já a persona é um indivíduo conhecido. Você tem informações suficientes para oferecer atendimento personalizado, unificado. Você tem o nome, idade, relacionamento, profissão, necessidades e expectativas. O contato é mais próximo e o relacionamento, melhor.

A importância de criar uma persona

Como vimos em nosso artigo, é muito importante entender o que é persona e aplicar no seu negócio. Essa definição possibilita criar planos de ações mais efetivos, com melhor retorno sobre investimento.

Para entender o conceito, há de se saber as diferenças para o público-alvo. Enquanto um trata com um grupo extenso de pessoas, o outro é individual. Um é definido pela observação, o outro se faz por pesquisas. O público-alvo representa negócios, enquanto a persona possibilita melhor relacionamento com os clientes.

Depois dessa explicação, fica clara a importância de entender o que é persona. Mas e você, conhece outras diferenças entre os dois conceitos? Então deixe seu comentário no post e participe dessa discussão!