O marketing digital para médicos pode ser um grande diferencial na captação de novos clientes. Além disso, ele também ajuda a estabelecer um diálogo com o público em geral e, assim, aumentar a sua reputação no mercado.
Porém, como começar uma estratégia online? Quais são as práticas mais adequadas a esse setor? Qual é a melhor maneira de criar visibilidade online? Preparamos este post para sanar essas e outras dúvidas. Leia-o até o fim e aproveite as dicas ao longo do texto para desenvolver sua trajetória!
A importância do marketing digital para médicos
Depender apenas do boca a boca ou do networking para conseguir aumentar a clientela é algo bastante arriscado. Em longo prazo, isso pode atrapalhar o desempenho de sua clínica ou consultório e comprometer suas conquistas profissionais.
Por mais que seu número de consultas mensais seja satisfatório, será que não valeria a pena aumentá-lo? Aliás, por que não se aproximar de seus clientes e fortalecer a autoridade de seu nome em sua área de especialidade?
Seja por uma boa gestão de redes sociais, seja por um site bem construído, o marketing digital contribui muito para divulgar seu trabalho nos meios digitais. Afinal, é pela tela de um computador ou de um smartphone que as pessoas buscam informações, contatos e indicações.
As limitações do marketing médico
A saúde não é um produto qualquer e não pode ser vendida como tal. Por conta disso, é imprescindível ter total atenção às limitações do marketing médico a fim de não cometer erros e gerar efeitos negativos.
Você não pode, por exemplo, anunciar uma especialidade de que não dispõe, tampouco postar fotos dos clientes. Também é preciso ter cuidado com a propaganda enganosa. Apesar de amplo, esse conceito pode ser bastante prejudicial para médicos, pois está bastante atrelado à ética.
Aliás, é fundamental ser ético em toda e qualquer ação nesse sentido. É preciso ter responsabilidade com as informações divulgadas, não se vender como “o melhor” e ficar longe do sensacionalismo. O CFM (Conselho Federal de Medicina) disponibiliza, em seu site, a resolução que contém todas as normas sobre marketing e publicidade médica.
Os primeiros passos para começar uma estratégia online
Antes de tudo, defina um ou mais objetivos para a sua estratégia. Alguns exemplos disso são:
- fidelizar a clientela atual;
- atrair mais clientes;
- educar a sociedade sobre algo específico e conquistar reconhecimento;
- posicionar-se com autoridade em relação a uma área da saúde e/ou especialidade médica.
Feito isso, é necessário escolher quais estratégias serão utilizadas. São alternativas que podem ou não se complementar, dependendo de suas metas: gravação de vídeos, Inbound Marketing, produção de conteúdo para um blog, e-mail marketing, posts no Instagram, entre outras.
Por fim, é preciso acompanhar os resultados obtidos e definir métricas para saber o que está dando certo e o que pode melhorar. Sendo assim, pode ser interessante buscar parceiros capacitados para analisar esses aspectos e levar sua estratégia aos resultados esperados.
O marketing digital para médicos é uma poderosa ferramenta. Tomando os devidos cuidados, ela pode fazer uma grande diferença no desempenho de seu consultório ou clínica.
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