A divulgação é essencial para o sucesso de qualquer negócio, já que todas as áreas do mercado precisam mostrar seus produtos e serviços para aumentarem seus faturamentos. Contudo, o marketing para dentistas é um pouco diferente da maioria, afinal, ele precisa seguir as normas e diretrizes que compõem o Código de Ética Odontológica.
Essas regras servem para evitar que a atividade sofra com a concorrência desleal e para preservar os clientes. O Código de Ética Odontológica conta, inclusive, com um capítulo destinado à publicidade (Art. 32 ao Art.36) e condena certas práticas que poderiam ser normais para outros setores.
Logo, é importante conhecer algumas ações que são vetadas para evitar ter problemas com o Conselho Regional do seu estado e ter a reputação manchada. Por isso, neste post apresentamos algumas dicas de marketing para dentistas que estão dentro dos padrões éticos e são muito eficazes. Confira!
Mostre, exclusivamente, os resultados
Alguns casos são tão desafiadores e gratificantes que dá vontade de mostrar como foi o antes e o depois do cliente. Contudo, essa estratégia deve ser descartada.
Isso está especificado como propaganda do tipo enganosa e abusiva, levando a uma falsa impressão dos serviços. Além disso, não se deve divulgar a profissão como uma forma de comércio, já que isso desvaloriza toda a classe.
Pratique somente a solidariedade
Muitos profissionais fazem parte de mutirões ou programas de assistência social, mas, se sua intenção é ganhar divulgação ou algum favor com isso, você pode ser notificado pelo Conselho Regional e sofrer as consequências.
Assim, a boa vontade e o exemplo de auxílio ao próximo serão ótimas formas de marketing, já que as pessoas podem indicar sua clínica ou consultório por confiarem no seu caráter e na sua competência.
Anuncie apenas os serviços
Acima de tudo, o profissional de odontologia deve prezar pela valorização do seu trabalho. Logo, é preciso saber que divulgar preços é uma prática que mercantiliza a profissão, além de ser considerada uma ação desleal.
Sendo assim, evite anunciar valores, modalidades de pagamento ou serviço gratuitos. Isso visa garantir a todos que exercem essa atividade o poder de preservar a integridade pessoal.
Divulgue unicamente técnicas eficazes
Seus métodos podem ser muito novos para o mercado e, mesmo se forem permitidos em outros países, eles precisam estar regulamentados no Brasil.
Por isso, cuidado ao anunciar práticas, áreas de atuação ou terapias que ainda não são cientificamente comprovadas. O mesmo vale para equipamentos ou instalações físicas que ainda não foram registrados pelos órgãos competentes.
Essas restrições servem para manter a divulgação da odontologia com o caráter que merece e a concorrência leal. Apesar disso, o marketing para dentistas dispõe de muitos artifícios para aumentar a exposição e conquistar mais clientes. Por isso, planeje suas ações com cautela, sempre prestando atenção ao Código de Ética Odontológica. Isso garantirá que sua reputação não seja manchada e sua clínica ou consultório transmita sempre uma boa imagem.
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