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O ano de 2018 já chegou, mas algumas clínicas e consultórios não sabem bem o que fazer para aumentar o número de clientes e divulgar suas especialidades na região. Nesse momento, é importante ser assertivo e saber exatamente onde investir. Portanto, é essencial saber quais são as tendências de marketing para saúde neste novo ano.

Para ajudá-lo, você verá 4 ações que já são e serão muito populares no decorrer do ano. Assim, você poderá se planejar, implementá-las e, em dezembro, avaliar o quanto cada prática foi positiva para você.

Boa leitura! 

1. Estratégias para dispositivos mobile

O mercado mobile não para de crescer! No final de 2017, mais de 234 milhões de dispositivos estavam conectados à rede de internet. Como esse número é maior do que a quantidade de habitantes do Brasil, pode-se dizer que as pessoas estão cada vez mais on-line, ainda que utilize dispositivos diferentes durante o dia.

Diante disso, em 2018, mais clínicas e consultórios desejarão se relacionar com seus clientes a partir desses dispositivos. O número de oportunidades impressiona: é possível criar um aplicativo para informar os usuários das melhores práticas para sua saúde, além de avisá-lo de consultas próximas, por exemplo.

Em alguns casos, aliás, é possível usar o GPS dos smartphones e tablets para veicular anúncios convidando os internautas para uma avaliação nutricional ou uma limpeza. Assim, quando alguém próximo da sua clínica ou consultório fizer uma pesquisa relacionada, ele receberá uma oferta.

2. Automação de processos

Consultórios e clínicas possuem um dia a dia cheio. São muitos clientes para atender pessoalmente, por telefone e até mesmo via mídias sociais. Dessa maneira, nem sempre há tempo suficiente para que os profissionais divulguem a marca e atraiam mais clientes.

Uma boa alternativa para isso é a automação de processos. Você poderá planejar sua clínica ou consultório para que tenha uma administração eficiente das redes sociais, e-mail marketing, manutenção de leads e até mesmo do blog, otimizando o tempo que você tem e conseguindo analisar suas estratégias de maneira mais eficaz.

3. Marketing de Conteúdo

Os internautas, em geral, cada vez mais querem se certificar de que estão tomando as melhores decisões para suas vidas. E principalmente área da saúde, o conteúdo é muito importante, pois atrai novos clientes e gera valor para a marca. Com ele, você poderá mostrar o conhecimento que os profissionais da sua clínica ou consultório possuem, o que gera o aumento do bem-estar e qualidade de vida dos clientes.

Para isso, entretanto, é necessários conhecer profunda e detalhadamente as necessidades do seu público-alvo, bem como seus desejos, medos e dificuldades.

4. Materiais em vídeo

Outra estratégia de marketing para saúde que promete auxiliar muito sua clínica ou consultório é a produção de conteúdos em vídeo. Com o aumento da velocidade da internet nos lares brasileiros, bem como do plano de dados oferecido pelas operadoras de telefonia móvel, mais pessoas querem ver vídeos via internet. A maioria delas tem mais disposição (e tempo) para ver um vídeo interessante do que ler um artigo extenso.

Uma pesquisa aponta que, já em 2020, 80% do tráfego de dados gerados pela internet virá dos vídeos. Ou seja, 2018 é um ano-chave para que sua clínica ou consultório comece a fornecer conteúdo audiovisual para seus clientes..

Embora muitos profissionais queiram levar suas clínicas e consultórios para um novo patamar neste ano, poucos são aqueles que tentam, de fato, conhecer seu mercado e implementar estratégias que nunca foram colocadas em prática. Ou seja, se você deseja ter novos resultados, precisará de novas práticas, conhecendo as tendências de marketing para saúde.

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