Gestão e Mercado

Agência especializada ou agência tradicional? Depois de ver as vantagens de marketing para a área de saúde, muitas clínicas ou consultórios têm dúvidas sobre qual delas contratar.

Para ajudá-lo nessa escolha, no post de hoje, você verá quais são as principais vantagens dos tipos de agência e como as necessidades dos clientes interferem na sua decisão.

Preparado para decidir? Confira, então, mais informações que você precisa considerar antes de fazer a sua escolha! Vamos lá?

Agência especializada

Agências de nicho são aquelas que se especializam em apenas um segmento de mercado, e conhecem profundamente as principais estratégias para melhorar o desempenho nos negócios e aumentar o número de clientes.

Uma das grandes vantagens das agências de nicho é conhecer profundamente as normas e éticas esperadas pelos conselhos regionais e federais de cada profissão. Dessa maneira, sua clínica não será surpreendida com conteúdos que possam resultar em punições posteriores. Importante, não?

Além de conhecimento geral sobre as estratégias de marketing, essas agências também possuem know-how da área de atuação dos profissionais.

Da mesma forma que médicos, fisioterapeutas e outros especialistas em saúde são indicados em determinados casos, devido ao conhecimento específico da área estudada, essas agências conhecem profundamente o que agrega valor, é mais útil e relevante ao público-alvo.

Sendo assim, possuem experiência para indicar os principais caminhos a fim de que suas campanhas obtenham o sucesso esperado. São, portanto, indicadas para negócios específicos, cujas necessidades são bem delimitadas.

Agência tradicional

As agências tradicionais são aquelas que não têm nenhum tipo de direcionamento: prestam seus serviços para qualquer negócio.

Elas, muitas vezes, possuem um grande número de funcionários, o que é útil para que as campanhas cresçam rapidamente. Além disso, como são generalistas, podem oferecer uma gama maior de serviços aos seus clientes. São indicadas para grandes negócios e que possuem várias necessidades ao mesmo tempo.

Embora os profissionais dessas agências sejam capazes de executar tarefas complexas, eles não têm conhecimento específico do funcionamento de cada nicho. Por isso, pode ser necessário que você passe alguns direcionamentos à agência escolhida para garantir que as normas éticas e os princípios mais importantes sejam devidamente observados.

Marketing para consultório

Confira agora algumas estratégias de comunicação que podem ser úteis ao seu consultório ou clínica para viabilizar a atração de clientes, de forma mais efetiva e segura:

  • criação de identidade visual adequada ao perfil do público-alvo, transmitindo os valores e aspirações da marca;
  • desenvolvimento de um site otimizado para que os clientes encontrem, com facilidade, as informações e serviços que desejam;
  • utilização de ferramentas profissionais para melhorar o desempenho das páginas nos motores de busca, como o Google, conseguindo melhores posições;
  • produção de um planejamento completo das atuações do seu consultório na internet (incluindo redes sociais), focando no perfil dos seus clientes e visando atender as principais expectativas e demandas deles;
  • marketing digital para aumentar o alcance da marca, gerar autoridade, captar os melhores clientes do mercado e mensurar resultados;
  • elaboração da comunicação interna da marca para que o público compreenda, com clareza, quais são os serviços oferecidos e as principais vantagens da sua clínica ante a concorrência.

Como as clínicas e consultórios têm necessidades bem definidas, é importante que a agência contratada entenda, em detalhes, o funcionamento das profissões da saúde. Além disso, é preciso priorizar uma boa qualidade no atendimento e, com isso, assegurar maiores possibilidades de conquistar e de fidelizar novos clientes.

E agora, agência especializada ou agência tradicional? Como você percebeu, para responder a esta pergunta, é necessário descobrir seus próprios objetivos. Se você procura por uma instituição que conheça sobre marketing aplicado à saúde e que já tenha experiência em lidar com clínicas e consultórios como a sua, pense em contratar uma boa agência de nicho.

Veja como uma agência pode ajudar na otimização de tempo e recursos do seu consultório ou clínica. Esperamos você!