Marketing Digital

A palavra “emoji” tem origem no japonês e apresenta a união das palavras “imagem” e “letra”Sendo assim, são símbolos que representam palavras, ideias ou mesmo uma frase completa, e têm aparência de objetos, expressões, animais etc. Porém, será que você deve usar os emojis em posts nas redes sociais da sua clínica?

Neste post, você verá os principais motivos para que eles não sejam vistos simplesmente como “coisa de adolescente” e possam ajudá-lo a se aproximar de seus seguidores, aumentando a interação entre a clínica e clientes. Pronto para entender como fazer isso? Boa leitura!

Quais são as vantagens?

Muitas vezes, o tom das publicações das clínicas nas redes sociais pode parecer muito solene aos seus seguidores. Esse fato inibe que seus usuários interajam com seu post e se relacionem com a clínica. Por isso, é interessante procurar formas de se aproximar dos seguidores e manter um clima mais amigável. 

Veja algumas das vantagens em utilizar emojis:

  • são populares;
  • podem dispensar a utilização de algumas palavras (o que é  muito útil em redes sociais como o Twitter);
  • facilitam a aproximação com o público, atraindo mais pessoas para suas publicações;
  • tornam os posts mais agradáveis e amigáveis;
  • deixam suas publicações mais personalizadas;
  • possuem símbolos específicos para a área da saúde;
  • são úteis para humanizar o atendimento da clínica.

Como utilizá-los?

Já que os emojis apresentam tantas vantagens, sua clínica ou consultório não pode ficar de fora. Veja agora como utilizar esses recursos de maneira inteligente.

Estude os tipos de emoji

Antes de mais nada, conheça os emojis existentes e os favoritos do seu público. Dessa forma, você terá um bom repertório para utilizar em suas postagens, agradando e divertindo as pessoas.

O site Get Emoji é uma boa forma para você começar a se ambientar com os emojis. Navegue pelas principais categorias e, se precisar, faça uma busca (em inglês).  Caso tenha alguma dúvida quanto ao significado de algum deles, faça uma busca no Emojipedia: ele permite que você encontre uma breve descrição de cada emoji.

Conheça bem seu público

Para entender quando e como utilizar os emojis, conheça profundamente o seu público, descobrindo em quais situações eles tendem a valorizar e interagir mais com seus posts. Além disso, procure saber se há algum símbolo que não agrade ao seu cliente ideal ou que possa causar repercussões desnecessárias.

Saiba quando utilizá-los

Verifique qual emoji é mais adequado para o assunto e conteúdo daquela publicação. Sendo assim, busque por aqueles que ajudem a criar uma imagem clara para seus seguidores. Ainda que não exista um número máximo por post, usá-los em demasia pode dificultar a leitura das postagens e fazer com que o ambiente profissional da sua clínica seja perdido.

Use-os também no atendimento ao cliente

Utilize os emojis também para se comunicar diretamente com o público. Eles são úteis para passar uma imagem mais completa e concreta dos sentimentos que a clínica ou consultório querem transmitir ao seguidor. Além disso, são importantes para gerar ao cliente sensações de que ele é ouvido e suas demandas são recebidas adequadamente. 

Verifique se a rede social possui um inventário próprio de emojis

Algumas redes sociais possuem seu próprio repertório de emojis. Dessa maneira, você tem ainda mais possibilidades de fazer um post criativo que chame atenção dos usuários.

Quando a final da Copa do Brasil de 2017 estava próxima, por exemplo, o Twitter liberou emojis dos finalistas Cruzeiro e Flamengo. O objetivo da ação era aumentar o engajamento dos usuários com a rede social. Tendo isso em vista, fique sempre atento às novidades apresentadas pelas redes, a fim de usar novos recursos liberados quando fizerem sentido com a sua estratégia e publicação.

Ao tomar os devidos cuidados, você verá os benefícios de usar emojis em posts nas redes sociais. Quanto mais personalizadas forem suas publicações, mais o público se engajará com eles. Sendo assim, lance mão dessa estratégia e use-a com sabedoria para atingir seus objetivos.

Você já usa emojis em seus posts? Conte-nos quais são suas experiências e expectativas. ?