Gestão e Mercado

Para ser bem-sucedido, todo negócio precisa de objetivos bem estabelecidos. Isso não seria diferente no caso do seu consultório, mas, diante de tantas possibilidades, como definir metas? É com esse propósito que foi criada a metodologia Smart.

Afinal, metas bem articuladas ajudam na melhoria de processos e na comparação de resultados, auxiliando no crescimento do negócio. Quer saber mais? Continue a leitura e entenda como é possível aplicar o método!

O que é a metodologia Smart?

A metodologia Smart é uma ferramenta para definição de objetivos, que contempla todas as fases do negócio. Trata-se de um acrônimo das palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based (Específico, Mensurável, Aplicável, Relevante e Temporal), que indicam cada uma das etapas de implantação.

Pode parecer algo muito óbvio, mas quando analisamos que toda meta busca um resultado, entendemos que se ela não for definida corretamente, pode comprometer o sucesso do negócio. Ou seja, a metodologia Smart procura focar na obtenção de resultados a partir de objetivos realistas e alcançáveis.

Como o método funciona?

Assim, para considerarmos uma meta relevante, ela precisa atender a todos os pré-requisitos da metodologia. Veja cada um deles a seguir.

Específico

A meta precisa ser o mais clara possível. Ela não pode ser vaga ou poder ser moldada ao longo do caminho, pois não mostrará a efetividade das estratégias adotadas. Por isso, é importante que ela seja específica ao máximo.

Deste modo, num exemplo mais simplista, não basta ter um objetivo de comprar um carro. Deve-se pensar que deseja comprar um carro de 4 portas, motor 1.8 e 16 válvulas, na cor preta em até um ano.

Mensurável

Além de específica, a meta deve ser mensurada. Isso porque é necessário saber o quanto será preciso para atingi-la, algo que, ao final, será determinante para saber se ela foi alcançada.

No exemplo anterior, podemos pensar no valor para comprar esse carro. Ou seja, se o preço dele for R$ 30 mil, será preciso acumular esse total para a aquisição.

Alcançável

Obviamente, a meta deve ser possível. Mesmo que suas ambições sejam altas, deve-se ter expectativas de acordo com o investimento realizado e sua capacidade de fazê-lo.

Desta forma, se você tem o interesse de comprar um carro que custe R$ 60 mil, deve avaliar se realmente pode pagá-lo ou se contentar com o de R$ 30 mil, que é mais realista dentro do seu orçamento.

Relevante

No caso do carro, é fácil entender a necessidade da meta ser relevante ou não. Basta pensar o quanto você precisa adquirir um bem que, muitas vezes, é até um investimento. No entanto, quando falamos em instituições, nem sempre algumas metas são necessárias.

Por exemplo, é o caso de aumentar as vendas de determinado produto ou serviço, gerando um aumento da oferta e a consequente queda dos preços. Se não houver aumento da lucratividade, não vale a pena.

Temporal

Todos os itens mencionados anteriormente precisam se encaixar num período. Afinal, uma meta é vazia se não for comparada dentro de um prazo. Portanto, se você deseja comprar um carro, o ideal é pensar no tempo necessário para juntar dinheiro suficiente, como seis meses ou um ano. Do contrário, pode-se não realizar o esforço suficiente para alcançar o objetivo.

Como aplicar a Smart no consultório?

Agora que você viu como é a metodologia Smart, pode estar pensando em como ela pode ser aplicada no seu consultório, não é mesmo? É simples: pense quais são seus objetivos de médio e longo prazo e os analise segundo os conceitos.

Assim, pode-se verificar, por exemplo, se deseja:

Note que a Smart não ajuda a obter as metas, mas sim, a verificar a utilidade e a viabilidade delas.

Enfim, a metodologia Smart pode ser uma ferramenta importante para traçar metas que levem a bons resultados. Para isso, é fundamental conhecer bem suas possibilidades e alinhar suas expectativas e estratégias.

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