Marketing Digital

Recentemente, a Netflix (sim, ela é uma menina) anunciou que 85% de todo seu gasto durante esse ano de 2018 será direcionado para produção de conteúdo original. Ou seja, cerca de US$6,8 bilhões de seu orçamento anual será utilizado em produção de filmes e séries originais Netflix.

Outra notícia que tivemos dessa empresa, que já não é tão recente, foi o cancelamento de algumas séries originais, em especial a Sense 8, que tinham alguma base de fãs.

Tomando essas duas notícias como base, podemos aprender bastante com essa gigante do entretenimento. E isso é válido para qualquer empresa ou pessoa que invista no Marketing Digital como captação de novos clientes – incluindo sua clínica

O que é Marketing Digital

O Marketing Digital é um dos termos que mais estão na moda ultimamente. Mas será que, realmente, você sabe tudo o que essa expressão implica?

Ao pensarmos analiticamente, o Marketing Digital é uma expressão genérica, utilizada para se referir a qualquer tipo de esforço de marketing feito no ambiente digital – ou seja, online.

Dessa forma, podemos dizer que Marketing Digital pode ser:

  • trabalhos de SEO feitos para você aparecer em buscas no Google,
  • postagens em mídias sociais,
  • envio de email marketing para sua base de clientes, ou
  • utilização de um site – institucional ou não.

E ainda existem muitas, mas muitas outras possibilidades além dessas.

Como vimos, o objetivo do Marketing Digital é fazer com que seu público-alvo, ou seja, aquele que irá até sua clínica ou consultório, te encontre na internet

Porém – e esse é um ponto muito importante! –, para que você saiba que seus esforços estão sendo válidos e bem direcionados, é preciso que seja feita uma mensuração constante dos resultados oriundos das ações de Marketing Digital. Sem essa mensuração, você não poderá saber se está no caminho certo, ou, pior, se está jogando dinheiro fora com ações erradas, mal formuladas e que não cheguem ao público certo.

Pode ficar tranquilo, que nós voltaremos a esse tópico mais tarde.

E o que a Netflix e você têm a ver com isso?

Quando a Netflix faz anúncios desse tipo (cancelamento de séries ou informar que “quase” todo seu orçamento será destinado a produções originais), ela não faz isso sem embasamento. Ela faz isso porque vê que é o que vai trazer mais receita (ou menos prejuízo).

A mensuração de resultados aqui tem um papel crucial. Primeiramente, o cancelamento da série Sense 8 se deu pelo motivo de que a base de novas assinaturas, quando comparadas com certas datas-chave da série, não estava compensando seu custo – que era imensamente alto!

(Algum tempo depois, a empresa anunciou um último episódio para a série, devido à grande quantidade de pedidos de todas as partes do mundo – mas isso não foi sem antes analisar quais resultados poderiam vir dessa solução.)

Além disso, essa semana a Netflix anunciou que 85% de seu orçamento esse ano será destinado a produções originais. Essa decisão foi tomada após uma análise de seus resultados do último ano, onde constatou-se que grande parte de suas novas assinaturas eram feitas para que seu público assista a essas produções – cerca de 90% de sua base consomem esse conteúdo com certa frequência.

“Mas e eu, onde entro nisso?”

Acho que você pode concordar comigo quando digo que a Netflix é um dos grandes fenômenos da atualidade. Não há quem não conheça, e sua base de assinaturas não para de crescer, além de suas ações aumentarem cerca de 60% ao ano.

Para que ela chegasse aonde chegou foi preciso trabalhar bastante com a mensuração de resultados, que é exatamente o que você deve fazer!

A mensuração de resultados das campanhas digitais da sua clínica é o que te norteará em seus próximos passos. Afinal, como saber o que fazer a seguir se você não sabe o que ganhou (ou perdeu) em sua última empreitada?

Como é feita a mensuração de resultados

No Marketing Digital são muitas as possibilidades de ação. Mas, juntamente com elas, surgem toneladas de dados passíveis de se analisar – o que torna humanamente impossível analisar tudo isso – além de não ser necessário.

Você deve saber o que analisar. Estabeleça metas e, com base nelas, analise métricas que dirão se você está indo na direção certa.

Por onde começar

Primeiramente, você deve ter em mente o objetivo da campanha de Marketing Digital do seu consultório ou clínica. Será aumentar a visibilidade de sua marca no ambiente digital? Será conseguir mais clientes? Anunciar um lançamento? São muitos os objetivos possíveis.

E, para cada um desses possíveis objetivos, haverão números – ou, nesse caso, métricas. E será o conjunto dessas métricas que te dirão se sua campanha está sendo bem sucedida. Esse conjunto de métricas pertinentes para sua mensuração é o denominado KPI (sigla para Key Performance Indicator, ou seja Indicador-chave de Performance). Cada conjunto de métricas mais relevantes para o seu negócio ou campanha será um diferente KPI.

Como descobrir as métricas que você precisa medir

Vamos supor que seu objetivo seja o de conseguir 100 novos clientes.

Logo, você deverá investir numa campanha de Marketing Digital para conseguir mais leads (para se inteirar mais sobre leads, acesse o artigo que escrevemos sobre eles!). Se passou uma semana que a campanha está no ar e você já conseguiu 500 leads! Isso é bom, não é? A verdade é que não tem como saber somente com esse número.

Como expliquei anteriormente, a mensuração de resultados deve ser feita com base em um conjunto de métricas. No caso da aquisição de novos clientes, precisaríamos saber pelo menos a média de leads que se torna verdadeiramente um cliente.

Nova suposição: sabemos que a cada 10 leads, um se converte em cliente. Agora sim temos dados o suficiente para medir o sucesso da campanha.

Como conseguimos 500 leads, e a taxa de conversão é de 10% (1 para cada 10), isso quer dizer em uma semana foram 50 possíveis novos clientes. Sua campanha vai muito bem, inclusive.

Essa é a mensuração de resultados!

Com que frequência devo medir?

O acompanhamento deve ser diário. Afinal, uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a de você conseguir se adaptar rapidamente a qualquer cenário.

Dessa forma, caso alguma campanha de sua clínica não esteja tendo o resultado esperado, ficando muito aquém de suas expectativas, com a mensuração de resultados você poderá verificar o que não está saindo bem e adaptá-la de acordo com suas necessidades.

Voltando à Netflix

Então, como você pode ver, a Netflix é um ótimo exemplo a ser seguido. Eles atuam somente em ambiente digital – logo, a mensuração de seus resultados é obrigatória, e deve ser feita para que sejam aplicadas mudanças.

Por isso eles sabem exatamente onde investir a maior parte de seu orçamento: eles sabem de onde vem a maior parte de sua receita – e isso só é possível se você medir o que está fazendo.

Para muitos a mensuração de resultados pode ser uma tarefa complicada. Afinal, é necessário que se tenha certa especialização em áreas do Marketing dependendo daquilo que se deseja medir. Para casos como esse, é essencial a contratação de uma agência ou mesmo de um profissional qualificado, que saberá te ajudar não somente com a medição de seus resultados, mas também com campanhas bem estruturadas.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato e vamos conversar!