Gestão e Mercado

A área da saúde não é mais uma zona de conforto para muitos profissionais. A competitividade, as novas tecnologias e as mudanças econômicas têm impactado diretamente no funcionamento das clínicas e consultórios. E com esses fatores somados, atrair mais pacientes tem sido uma luta diária. Mas isso não é motivo para desanimar, afinal, para quem se atualiza e sabe ser criativo, independente de sua especialidade, sempre há formas de se reinventar.

Como sabemos que tempo é um recurso valioso para profissionais da área da saúde, separamos algumas dicas rápidas para que você possa atrair mais clientes ao seu consultório. Pare alguns minutinhos da sua rotina atribulada e leia agora mesmo!

1. Consolide sua imagem no meio digital

Atualmente, a internet é percebida como uma segunda via de acesso entre as pessoas e o profissional, extrapolando as propagandas televisivas, panfletos e anúncios em jornais. Uma vez que este se torna um canal válido para atrair mais clientes, é necessário dar a ele a devida atenção.

Por isso, o investimento em marketing tem mudado de foco com o passar do tempo. O objetivo atual desse investimento não é fazer uma campanha que vise aumentar significativamente o número de clientes de uma só vez. Em substituição a essas campanhas, o marketing dentro das mídias digitais visa manter contato constante com as pessoas a fim de consolidar a imagem do profissional.

Um exemplo dessas mídias digitais é o marketing de conteúdo, presente em blogs e sites, que tem por objetivo transmitir notícias e dados relevantes aos clientes e atraí-los para os consultórios, em busca de mais informações. Outro exemplo que traz bons resultados é migrar o ambiente dos consultórios para as redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, contando as novidades e mudanças empreendidas no seu local de trabalho, além de conteúdo sobre a área de saúde.

2. Faça uso da humanização de ambientes para atrair mais pacientes

As clássicas clínicas e consultórios decorados no padrão de cores branco e azul bebê estão ficando para trás. Atualmente, é possível inovar no visual de qualquer ambiente da área da saúde, respeitando todas as normas da vigilância sanitária. Embora os tons muito claros possam passar a impressão de limpeza, quando muito utilizados em um ambiente podem dar a sensação de falta de calor humano e tristeza.

A decoração humanizada foi criada com o objetivo de propiciar conforto e ergonomia para todas as pessoas que frequentam o local. Por esse motivo, uma clínica ou consultório que faz uso da decoração humanizada passa a sensação de segurança, proximidade e conforto para os clientes.

Um exemplo prático desta decoração é ter plantas fazendo parte do ambiente ou uma janela que dê para a rua. Se você tiver um espaço disponível, que tal investir em um pequeno jardim? Ou, se não tiver muito espaço, vasos de plantas e pinturas com motivos florais nas paredes podem ser boas e criativas soluções para uma decoração humanizada.

3. Seja crítico com relação aos atendimentos

Quando falamos sobre atrair mais pessoas para o negócio, o assunto mais falado é o atendimento. Não importa a área que esteja em destaque: marketing, varejo, consultorias ou saúde. Em qualquer guia sobre crescimento ou atração de clientes sempre existe, ao menos, uma nota sobre excelência no atendimento.

Logo, quando um cliente começa a faltar muito ou simplesmente desaparece é importante considerar que o atendimento pode ser o principal motivo. Pensando dessa forma é possível reavaliar o atendimento oferecido pela clínica e buscar melhorias. E lembre-se, cliente insatisfeito é seu melhor indicador de problemas a serem corrigidos.

Muitas vezes, o que mais acontece quando clientes antigos desaparecem, é o fato de não se lembrarem da data de retorno ao consultório. Para evitar acontecimentos deste tipo é recomendável contar com programas e aplicativos informatizados que disparam automaticamente e-mails para lembrar aos seus clientes quando eles devem retornar. Esse é um meio prático, rápido e eficaz de garantir o retorno de antigos clientes e ainda fidelizar os novos.

4. Tenha uma equipe bem treinada

Inevitavelmente profissionais da área da saúde estão ligados ao trabalho de recepcionistas e secretárias. Mesmo quem opta por fazer todo o trabalho sozinho, no início, tende a precisar da ajuda destes funcionários com o passar do tempo. Mesmo que seja preciso, ao menos uma orientação de um consultor, é necessário saber de onde vem esse profissional e o que ele pode ensinar a você.

Como se trata de um fato imutável, é melhor que essas pessoas sejam bem treinadas e hábeis no relacionamento interpessoal. Porque a recepcionista, por melhor ou pior que ela seja, é quem representa a clínica e, tudo o que ela faz interfere diretamente na qualidade do atendimento percebida pelos clientes.

Dessa mesma forma, é imprescindível ter um bom designer e assessor bem treinados, além de saber ao certo quem serão os profissionais responsáveis por seu site e redes sociais. Além disso, é fundamental pedir um feedback para os seus clientes sobre como estão sendo atendidos, seja por caixas de sugestões ou formulários online. E, é claro, ler o que for sugerido, para planejar e, quem sabe mudar o seu consultório com base nas opiniões dadas.

5. Use os convênios para aumentar a chegada de pessoas no consultório

Existe um erro na área da saúde que deixa os consultórios vazios: atender no menor tempo possível clientes que fazem uso de convênio. O motivo dos profissionais optarem por essa prática é justificado pela baixa rentabilidade provinda do atendimento de conveniados.

Porém, os convênios, principalmente para profissionais iniciantes, podem ser uma rica fonte de novos clientes para vários tipos de tratamentos. Basta investir, atenção para a palavra “investir”, um pouco mais de tempo em cada pessoa para poder fidelizá-la. Com isso, no futuro, mesmo que o convênio não cubra algum procedimento, você será a escolha deste cliente para consultas particulares.

Além disso, essa atitude pode estimular o boca-a-boca positivo, fazendo com que o cliente fale bem de você para seus familiares e amigos. Afinal, mesmo em tempos de tecnologia, essa ainda é a forma mais eficiente e barata de ser divulgado. Isso sem contar que, comentários e avaliações positivas nas redes sociais são sempre bem vindos, certo?

Com um cenário cada vez mais competitivo e o país ainda reerguendo-se de uma crise econômica, os profissionais da área da saúde podem encontrar um terreno árido para trabalhar. Mas seguindo essas dicas e mantendo sempre uma análise crítica em cada ação, é possível atrair mais pacientes para o consultório e garantir a prosperidade da profissão. Não precisa se focar somente no que está no texto, dê asas à sua imaginação e utilize-as somente como base, vá além e seja criativo!

Além disso, é fundamental sempre se atualizar, não só na área de saúde, mas na de comunicação em si, de forma que o seu consultório sempre atraia novos clientes, sem, é claro, se esquecer dos antigos. Conheça melhor o seu público, saiba do que ele gosta e faça conteúdo para ele, como se fosse exclusivo, de forma que ele se sinta especial. Afinal, não é por se tratar de um consultório que o atendimento não possa ser personalizado e bem feito, certo?

Gostou de conhecer essas dicas? Está com ideias para o seu consultório? Então aprenda mais sobre marketing digital e continue conosco!